Linda Brasil critica negacionismo aos direitos do Magistério e a falta de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 21, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), falou sobre a assembleia geral do magistério que aconteceu na tarde da terça-feira dia, 20, no clube Cotinguiba de Aracaju. Professoras e professores de municípios sergipanos e da capital reuniram-se para cobrar do Governo do Estado e das Prefeituras os direitos que estão sendo retirados da categoria.

A deputada denunciou que, além de não conceder estrutura física das escolas adequadas para o bom exercício da profissão, muitas/os professoras/es estão sem receber o piso salarial em 26 municípios sergipanos. A deputada falou também sobre a obrigação que Governo tem de devolver os 14% das/os aposentadas/os da categoria que foram retirados pelo governo anterior, mas que foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

“O governador tem a obrigação de devolver esses 14% aos aposentados e às aposentadas, pois esse dinheiro faz muita falta na renda de pessoas que dedicaram suas vidas para construírem a educação no estado de Sergipe. É vergonhoso o estado propor reuniões de 3 em 3 meses sem trazer uma resposta efetiva para a categoria que segue desvalorizada e desamparada por quem deveria valorizar e cuidar dessas e desses trabalhadores”, cobrou a deputada.

Luta pela Valorização do Magistério

A deputada informou ainda que, na assembleia, a categoria decidiu que os atos de paralisação vão continuar nos próximos dias 26 e 27 de agosto e que no dia 7 de setembro vai acontecer uma série de protestos por meio de panfletagens nas feiras, nos terminais de ônibus, além disso que o Sindicato dos Professores de Sergipe vai anunciar a agenda de ações para que toda a população se some à luta dos professores e professoras.

“Não adianta dizer estar aberto ao diálogo se não sai nada de concreto nessas reuniões. O Governo tem que valorizar a categoria que é responsável por elevar os índices de educação no estado e nós vamos lutar por isso”, criticou a deputada.

Sofrimento das/dos estudantes com deficiências na escola pública

Linda Brasil falou também sobre a visita que a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, Sheila Christine, fez ao seu gabinete na tarde da terça-feira, 21. “Recebi a visita de Sheila que nos mostrou que a realidade dos estudantes que têm algum tipo de deficiência é caótica na rede estadual de ensino. Enquanto o Governo divulga números que não refletem a realidade, estudantes com deficiência são deixados à margem, sem acesso efetivo à educação e essa negligência do Governo é uma clara violação aos direitos humanos e precisa urgentemente ser resolvida”, criticou a deputada.

A mandata de Linda Brasil protocolou o ofício 126/2024 na Secretaria de Estado da Educação e Cultura e recebeu a resposta de que atualmente, 729 profissionais de apoio que atendem 1458 estudantes com deficiência. A deputada questionou a resposta. “Como o Governo tem o número exato previsto de profissionais e a gente recebe tanta reclamação de falta de assistência e de desistência de alunos por falta de apoio e suporte? Agora eu vou questionar onde esses profissionais estão lotados e quantos estudantes com deficiência temos nessas unidades de ensino”, concluiu a parlamentar.

Foto: Ascom