Linda Brasil critica morosidade do Governo de Sergipe para conceder licenciamento ao Hospital de Amor de Lagarto

Por Assessoria Parlamentar

Na sessão de hoje, 27, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (PSol), cobrou do governo do Estado um posicionamento em relação ao Hospital de Amor, instituição de referência no tratamento de câncer que segue aguardando as licenças estaduais para entrar em atividade. O pedido da deputada baseou-se na denúncia que o diretor presidente do hospital fez, em rede nacional de televisão, de que o hospital aqui em Sergipe está totalmente pronto, mas o Governo Estadual negou a classificação de referência, impedindo o aparelho de saúde de entrar em funcionamento.

A deputada considerou a denúncia extremamente grave. “Nós precisamos que o Governo do Estado explique aqui o porquê de estar negando o funcionamento de um hospital que vai ajudar milhares de pacientes com câncer do nosso estado e da nossa região. Eu estive no hospital, destinei emendas parlamentares, pois sei da importância do aparelho para a saúde do nosso estado, e essa notícia de que o Governo não quer que o hospital entre em funcionamento é estarrecedora, a gente quer entender o motivo e eu não quero acreditar que isso seja uma decisão política em detrimento da vida das pessoas que sofrem com a doença”, a deputada questionou.

Sergipe enfrenta cerca de 10 mil novos casos de câncer por ano. Segundo pesquisa do Inca, no estado, estão previstos mais de 19 mil novos registros da doença até 2025. A ausência de um hospital especializado tem obrigado os cidadãos e as cidadãs a procurarem tratamento em outros estados, o que, nos casos mais graves, resulta em tragédias irreparáveis.

Outras pautas discutidas

Ainda na sessão, a deputada tratou sobre outras pautas para conhecimento do parlamento estadual. Na tribuna, a parlamentar questionou ao prefeito Edvaldo Nogueira o cumprimento de uma lei municipal que garante um evento voltado às comunidades de matrizes africanas no aniversário da cidade. A crítica partiu após ampla divulgação do prefeito ao recebimento de pastores para pensar o evento evangélico na programação festiva, enquanto não houve nenhum registro relacionado à organização de eventos voltados a outras religiões.

“Não me causa estranheza o prefeito só receber os líderes das igrejas evangélicas, a estranheza é com a invisibilização das demais religiões. Eu quero saber quando o prefeito vai organizar e apoiar os eventos voltados às religiões de matrizes africanas”, questionou a parlamentar.

Educação e Transporte Escolar

No decorrer das sessões da Alese, Linda Brasil recebeu mães de alunos de povoados do município de Nossa Senhora do Socorro que foram prejudicados pela mudança no transporte escolar. “A gente quer entender essa situação que foi dada como uma solução paliativa, mas que não resolveu e só prejudicou os alunos e as alunas que precisam do transporte escolar para saírem dos povoados e irem para as escolas”, cobrou.