logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil critica criação de Parque de Vaquejada em Sergipe

Por Assessoria Parlamentar
 
Na sessão plenária de ontem, 31, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) questionou as prioridades do Governo de Sergipe voltadas à causa animal. Em sua fala, a parlamentar criticou o anúncio da criação de um Parque de Vaquejada, na cidade de Lagarto, ao invés de um Hospital Público Veterinário, que é uma reivindicação dos movimentos sociais e defensoras e defensores dos direitos dos animais. A parlamentar destacou a nota do Instituto Sergipano de Direito Animal (ISDA), que lamentou profundamente a iniciativa do Governo Mitidieri.

“São centenas de protetoras e protetores de animais completamente desamparados e desassistidos, que hoje fazem o trabalho do Estado, por causa da falta de política pública de proteção animal. Apesar de figurar como elemento “cultural”, as vaquejadas são consideradas espaços de maus tratos por especialistas do direito animal”, ressaltou Linda.

O anúncio do Governo do Estado aconteceu enquanto crescem as denúncias de maus tratos de animais em geral em todo o estado. Desde a criação da Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), em 2021, até o primeiro semestre de 2023, foram registradas mais de 1.500 denúncias desse tipo de crime contra os animais, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe.

“É no mínimo pura hipocrisia. O Governo que cria uma Superintendência dos Direitos Animais é o mesmo que manda criar um Parque de Vaquejada. Infelizmente, o Governo Mitidieri não acerta uma. Maltrata servidores públicos, crianças e adolescentes, pessoas LGBTQIA+, mulheres, povos originários e também os animais. Inadmissível”, criticou a parlamentar.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo