logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil convida população para o 29º Grito dos Excluídos de Sergipe

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na manhã desta quarta-feira (6), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), convidou todos os sergipanos para participar do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas. Com o tema: ‘Você tem fome e sede de quê?’, o movimento social volta à Avenida Barão de Maruim depois de três anos de suspensão em decorrência das limitações impostas pela pandemia da Covid-19. O ato unificado será realizado neste 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. A parlamentar destacou que os grupos vulnerabilizados não ficaram independentes do processo de colonização escravista.

“Vim fazer um convite, porque amanhã em mais de 80 cidades por todo o Brasil vai acontecer o Grito dos Excluídos e das Excluídas. Infelizmente alguns grupos sofrem até hoje por não ter os seus direitos garantidos, sofrem exclusão, de dependência do Estado, de políticas públicas que garantam cidadania e dignidade. Os grupos vulnerabilizados não ficaram independentes deste processo de colonização escravista, que retirou direitos, principalmente dos povos originários. Amanhã teremos a concentração às 8 horas na Catedral, e, ao meio dia, sairemos em direção a Avenida Barão de Maruim. Hoje o tema vai ser: Você tem fome e cede de que? justamente pra lutar a favor do acesso a comida e a água, que muitas pessoas ainda precisam para sobreviver”, disse a parlamentar.

Nos anos de 2020 e 2021, por questões de segurança sanitária, o desfile foi cancelado em Aracaju e nos demais 74 municípios sergipanos. No ano passado, com o apoio de grêmios estudantis e em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, as atividades foram descentralizadas em bairros da capital. Conforme destacado pelos organizadores, por mais que os assuntos sejam atualizados todos os anos, o lema permanente do Grito é “Vida em Primeiro Lugar”.

Manifestação no Santa Maria

Linda Brasil também falou de uma manifestação que está acontecendo no bairro Santa Maria. “Falando sobre direitos, hoje está acontecendo uma manifestação lá no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, no bairro Santa Maria. Organizado pelos familiares das pessoas privadas de liberdade, com objetivo de pedir o fim da revista vexatória que esses familiares passam diariamente. Todo nosso apoio aos familiares, que também denunciam as condições, como selas super lotadas, onde pessoas precisam se revezar para dormir, água potável para beber, restrição ao banho de sol e visitas interrompidas sem explicação. São situações evidentes de violação dos Direitos Humanos, diversas vezes denunciadas e sistematicamente ignoradas pelo Estado, através da secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor. Espero que a gente possa ver uma forma de resolver isso. Até já apresentei um relatório nesta Casa Legislativa”, afirmou a deputada.

Evento Funcaju Hip-hop

A parlamentar aproveitou o Pequeno Expediente para destacar que: “outra denuncia é de jovens artistas, que merecem a atenção de todos nós, representantes do povo. Ontem a Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju) realizou um evento intitulado: A periferia Ocupa a Cidade, supostamente em alusão às comemorações dos 50 anos do Hip-hop. O que deveria ter sido uma celebração das periferias, se tornou um evento preocupante de falta de diálogo e respeito com os movimentos culturais que verdadeiramente compõem nossa cidade, atores de nossa cultura.”

A deputada finalizou o respectivo pronunciamento tratando do índice de violência contra a mulher. “Sergipe apresentou um aumento de 35 % no número de notícias e crimes de stalke e violência psicológica contra as mulheres nos últimos 2 anos, conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022. Então vamos resistir, não vamos aceitar que pessoas usem o nome de Deus para ir de encontro a garantia de pessoas que vivem lutando para conseguir viver com seus direitos”, concluiu Linda.

 

Foto: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo