logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil cobra reposição de remédio no Huse para tratamento de câncer

A deputada Linda Brasil (Psol) informou na Sessão Plenária desta terça-feira (11), que protocolou um requerimento cobrando a reposição do medicamento Carboplatina, indicado no tratamento de estados avançados do carcinoma (câncer) de ovário, que está em falta no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho.

“Mais uma vez eu subo a essa Tribuna para denunciar a falta de medicamento no Hospital de Urgência de Sergipe, o Huse. Dessa vez está em falta a carboplatina, um medicamento muito importante e essencial no tratamento de pacientes com câncer. A sua ausência tem deixado diversas pessoas sem acesso à quimioterapia e isso é muito grave porque não é uma falta que acontece de vez em quando. Sempre a gente recebe denúncias; ano passado eu  vim aqui várias vezes denunciar a falta de insumos e medicamentos e colocam a culpa no Governo Federal e no processo de licitação, mas precisa ter um planejamento porque estamos falando de vidas. A gente não pode, por uma questão administrativa, ter um descaso com algo tão importante que é o direito à saúde e à dignidade humana”, lamenta.

Linda Brasil disse estar falando de vidas que dependem de um tratamento contínuo. “E que agora enfrenta riscos de agravamento por pura irresponsabilidade e negligência do Governo do Estado. Como já disse, não é a primeira vez que a gente traz essa questão e é preciso que haja uma resposta urgente. Eu protocolei hoje uma Indicação cobrando a reposição desse remédio e que haja um planejamento eficaz por parte da direção do Huse e também da Secretaria de Estado da Saúde. A Constituição Federal é clara: a saúde é um direito de todos e um dever do Estado; no entanto estamos testemunhando uma afronta a esse direito. Quem será reponsabilizado por cada vida colocada em risco? Por cada paciente que enfrenta o desespero de não saber quando poderá dar continuidade ao seu tratamento? Faço um apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde para que tomem medidas urgentes e eficazes para regularizar o fornecimento de medicamentos no Huse, pois não podemos tratar o sofrimento das pessoas com indiferença e demora”, reitera.

Agressão

A parlamentar também lamentou o episódio registrado no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, quando um homem, em situação de vulnerabilidade, foi agredido por funcionários da Empresa Socican. 

“Um vídeo circulou ontem com uma cena brutal de violência contra uma pessoa em situação de risco na Rodoviária Nova, em Aracaju; um espaço público sob concessão administrativa da Empresa Socican. O vídeo mostra funcionários da empresa agredindo covardemente com chutes e murros, um homem de extrema vulnerabilidade, que segundo relatos, apenas pedia dinheiro aos passageiros. Essa não é uma forma de tratar as pessoas com a justificativa de que estava garantindo a segurança do espaço”, afirma.

Linda Brasil acrescentou que a agressão não é apenas física, mas à dignidade e aos direitos humanos. “A cena absurda não é um caso isolado em Sergipe. A realidade das pessoas em situação de rua é marcada pelo abandono do Poder Público e pela naturalização da violência contra os mais pobres. Esse episódio é o reflexo cruel da falta de compromisso do Governo com a política de garantia dos direitos humanos; inexistente em nosso estado. Quando uma empresa concessionária, que deveria garantir o serviço público adequado, mas transforma em agente de agressão, significa que estamos falhando. Tomamos uma medida imediata, representando  junto ao Ministério Público, uma ação exigindo providências pois não podemos permitir que esse tipo de abuso continue impune”, enfatiza.

foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo