logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil cobra que projetos em defesa da população negra sejam pautados na Alese

Em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), destacou a importância de projetos de lei de sua autoria voltados à valorização da cultura afro-brasileira e ao enfrentamento do racismo. Durante seu discurso, no Grande Expediente, a parlamentar cobrou que os projetos sejam colocados em votação, devido a suas relevâncias para o processo de reconhecimento, conscientização e reparação histórica, e aproveitou a ocasião para elogiar a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sancionar a lei que oficializa o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional.

Na tribuna, a deputada tratou de quatro projetos de sua autoria que foram protocolados que têm como objetivo principal combater o racismo, promover igualdade racial e valorizar a cultura afrodescendente em Sergipe. Os PLs são fruto do diálogo com a comunidade negra e movimentos sociais, e buscam fomentar uma análise crítica sobre discriminação racial e desigualdades sociais, além de implementar ações afirmativas.

Os projetos de lei mencionados pela deputada são: PL 481/2023, que proíbe homenagens a escravocratas e eventos históricos ligados à prática escravista, no âmbito da administração estadual direta e indireta; o PL 508/2023, que institui o Programa Estadual Sergipe Afroempreendedor, com foco na valorização e apoio ao empreendedorismo negro; o PL 509/2023, que cria a campanha permanente “Comunidade Escolar Antirracista”, destinada a combater o racismo em escolas, eventos esportivos e culturais do estado e o PL 510/2023, que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira em suas manifestações culturais e esportivas, permitindo parcerias para seu ensino em instituições públicas de educação básica.

Apelo para que os PLs sejam colocados em pauta

A parlamentar fez um apelo à presidência da Alese para que os projetos sejam pautados e votados. “Esses projetos não surgiram do nada. Eles foram construídos com base em escutas às demandas da população negra, dos movimentos sociais e da comunidade. São direitos fundamentais que precisamos garantir para avançarmos na luta por justiça e igualdade racial em Sergipe. Peço que a Casa Legislativa aprecie e vote essas matérias até a próxima semana”, solicitou a parlamentar.

Compromisso com a luta antirracista

Linda, na ocasião, reforçou que o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira são prioridades em sua mandata. “Enquanto representante do povo sergipano, não podemos ignorar o peso das desigualdades raciais e o legado de luta da comunidade negra. Minha mandata é participativa e comprometida com a construção de um estado mais inclusivo e justo. Esses projetos refletem essa missão e espero contar com o apoio dos demais parlamentares para torná-los realidade”, concluiu Linda.

Feriado Nacional

Pela primeira vez na história do Brasil, teremos um feriado nacional em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”. Para a deputada, esse é um marco de resistência e celebração da história e cultura afro-brasileira, sendo um momento de reafirmar compromissos com a igualdade racial e a justiça social. “Essa data emblemática não apenas celebra a rica contribuição da cultura afro-brasileira, mas também convida a uma reflexão profunda sobre a história e o papel essencial da comunidade negra no desenvolvimento da nossa sociedade. Parabenizo o presidente Lula por sancionar a lei que torna o 20 de novembro um feriado nacional, reforçando a importância dessa luta em todo o país, que antes já era reconhecida por alguns estados de forma isolada”, afirmou Linda Brasil.

Foto: Agência Alese 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo