Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Linda Brasil (Psol), nesta terça-feira, 31, chamou a atenção da Casa Legislativa para a situação de pobreza e o número de desemprego em Sergipe. A parlamentar demonstrou preocupação com o volumoso número de mensagens que recebe, diariamente, de cidadãs e cidadãos à procura de uma vaga no mercado de trabalho formal. Em sua fala, Linda criticou a invisibilidade de órgãos importantes, a exemplo do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, e cobrou que o Governo do Estado ‘pare de fazer propagandas fantasiosas e trabalhe de verdade para tirar o povo da situação difícil na qual se encontra’.
Linda destacou em sua fala na tribuna, dados relacionados à taxa de desemprego do estado. Entre abril e junho, Sergipe ocupava a vergonhosa marca de 6ª maior taxa de desemprego em nosso país. Outro dado apresentado, também, está relacionado ao número de crianças e adolescentes vivendo em situação de pobreza. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil são 60,3% de meninas e meninos vivendo em situação de pobreza. Em Sergipe, o número chega a 77%. “E a pergunta que faço é: o que este Governo tem feito para mudar esse cenário? Tenho recebido muitos pedidos de emprego. Muita gente desempregada, querendo sair dessa triste realidade, que é a pobreza. Mensagens das mães e pais dessas crianças, pedindo uma vaga de emprego, clamando por uma oportunidade de assegurar aos seus filhos o mínimo de condição possível”, refletiu sobre os dados.
De acordo com Linda, a população não conhece os serviços desenvolvidos pelo Governo do Estado no que se refere à inclusão no mercado de trabalho. “Em nosso protocolo, sempre fazemos os encaminhamentos para os órgãos de promoção e inclusão do emprego, a exemplo da Fundat, aqui em Aracaju, e o NAT, órgão estadual. E pasmem! Grande parcela da população mais vulnerável não conhece o NAT, ou não acredita que o órgão cumpra com seu papel social. Ou seja: é um órgão importante mas que não consegue chegar às pessoas que realmente precisam, ou não passa credibilidade às sergipanas e sergipanos. Isso é muito grave!”, afirmou a deputada.
A parlamentar cobrou que o Executivo fortaleça as ações da Secretaria de Estado do Trabalho. “Precisamos, urgentemente, que esse Governo entenda a importância de políticas públicas de Estado. A Secretaria Trabalho, que é responsável por pensar alternativas para tirar o povo da pobreza e da vulnerabilidade social junto com outros órgãos, infelizmente não consegue mostrar ao povo, sequer, o trabalho que a mesma vem desenvolvendo”, cobrou.
Em seguida, Linda destacou o papel fundamental do NAT no enfrentamento da pobreza e no acesso das pessoas em situação de vulnerabilidade social às vagas de trabalho ofertadas. “Precisamos fortalecer o NAT para que as sergipanas e os sergipanos sejam incluídos no mercado de trabalho e que o órgão promova capacitações profissionalizantes, ajudando a tirar o povo sergipano da pobreza. Não podemos deixar que o NAT passe a impressão de que serve apenas para cadastrar currículos. Essa não é a sua função, muito menos da Secretaria do Trabalho, que tem a missão de fomentar a geração de emprego e renda em Sergipe”, finalizou.