Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese
Na manhã desta terça-feira (22), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), fez o uso da Tribuna para cobrar melhorias e garantia dos empregos dos trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A parlamentar afirmou que o cenário de saúde em Sergipe é o pior possível.
“Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde estão mais uma vez reivindicando e lutando pela garantia dos empregos da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e pelo reajuste salarial, atualização do acordo coletivo, bem como denunciando o aumento e sucateamento do Ipesaúde. Infelizmente como todos já sabem, o cenário de saúde em Sergipe é o pior possível. O governador do Estado anunciou que não tem dinheiro para pagar sequer o salário de 6.636 trabalhadores da Fundação até o fim deste ano. Essa é uma situação inaceitável, visto que tivemos dois meses de forró, onde foram gastos milhões de reais pagos pelo Governo, e agora ele diz que o estado está quebrado, não podendo pagar os trabalhadores de saúde”, afirmou a parlamentar.
A parlamentar afirmou que servidores celetistas não estão no orçamento do Governo. “Os trabalhadores reclamam que os servidores públicos da saúde, em especial os celetistas, não estão no orçamento do governo Mitidieri, porque todas as demais categorias tiveram reajuste de 2,5% e 10%, enquanto celetistas tiveram zero por cento. Para piorar a situação, ainda existe uma Ação Civil Pública, do Ministério Público Federal (MPF), pedindo que seja encerrado em abril de 2024 o contrato de gestão do Governo de Sergipe com a Fundação Hospitalar de Saúde. O clima é de incerteza para os trabalhadores”, ressaltou Linda Brasil.
Centro de Excelência em Indiaroba
Durante o Grande Expediente, a deputada falou sobre visita feita ao Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, de ensino integral no município de Indiaroba. A parlamentar elencou diversos problemas na estrutura do espaço.
“Semana passada estive no Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, no município de Indiaroba e recebemos várias denuncias. A escola não tem quadra e há mais de 10 anos vem reivindicando a construção desta estrutura. Temos visto com enorme preocupação a forma como a Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura (SEDUC), tem conduzido e implementação do ensino médio em tempo integral na Rede Estadual de Ensino. São salas de aulas improvisadas, quadras de esportes sucateadas, refeitórios inadequados para o quantitativo de estudantes, problemas relacionados a oferta de merenda escolar, estrutura precária para prática de higiene e falta de recursos para atividades diversificadas”, disse a deputada.
Linda Brasil finalizou ressaltando que não está somente criticando o programa do governo. “Infelizmente estamos em um governo privatista, que está sucateando cada vez mais a educação pública, e há um interesse de alguns grupos empresariais nesses recursos. Não estamos aqui somente criticando o programa do governo, e sim a forma como o Governo de Sergipe tem implementado, sem pensar em estrutura e nem no incentivo salarial dos docentes e servidores, que infelizmente não têm o seu piso salarial pago na carreira”, completou Linda Brasil.
Foto: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese