logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil cobra devolução dos 14% confiscados pelo Estado de aposentadorias de servidores públicos

Por Assessoria Parlamentar

Nesta quarta-feira, 10, professoras e professores aposentados, de todas as regiões do estado, fizeram mobilização, em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe, para pedir o apoio e cobrar do Governo do Estado a devolução dos 14% confiscados de suas aposentadorias ao longo de 2 anos e 2 meses. O confisco foi de abril de 2020 a junho de 2022, representando uma perda mensal, em média de R$900, retirados indevidamente das aposentadorias.

Em seu discurso no grande expediente, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) cobrou ao governador Fábio Mitidieri respeito aos aposentados e que devolva tudo que foi confiscado da aposentadoria de mulheres e homens que contribuíram por mais 25, 30, 35 anos de trabalho. “Precisamos honrar e respeitar essas mulheres e homens que contribuíram com a educação em nosso estado e agora estão aposentadas e aposentados, eles prestaram os serviços construindo a educação em nosso estado e precisam ser respeitados e terem de volta essa parte considerável dos seus salários, inclusive porque têm despesas com remédios e com suas saúdes, então dou o meu apoio e solidariedade a essa causa tão justa”, cobrou a deputada.

Além da pauta dos 14%, aposentadas e aposentados reivindicam o direito dos servidores que entraram no estado antes de 1988 a permanecerem recebendo suas aposentadorias pelo Sergipe Previdência e pelo Aracaju Previdência. Servidores que entraram antes da constituição, não são considerados como estatutários, são migrados para o regime próprio/geral do INSS, perdendo os direitos da paridade e da integralidade.

“Não só professores, como também enfermeiros estão com essa situação de mudança de órgão de previdência que só causa perda de direitos para as trabalhadoras e para os trabalhadores e não podemos deixar que profissionais que dedicaram suas vidas ao estado, em áreas tão importantes como saúde e da educação, sejam vilipendiados com essas perdas salariais tão significativas”, afirmou Linda.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo