Linda Brasil cobra cumprimento da Lei dos Mestres pela Funcap

O pronunciamento da deputada Linda Brasil (PSOL), na Sessão desta Quinta-feira (29), ressaltou a Lei dos Mestres, cujo edital foi lançado em 2022, os reconhecendo como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana para que recebam o valor de dois salários mínimos

“É um descaso do Governo do Estado com a Lei dos Mestres, porque no dia 23 de outubro do ano passado, em um evento na Rua de São João, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), fez uma divulgação com muito atraso (depois de a gente cobrar aqui na tribuna), dos nomes dos mestres e mestras contemplados no edital lançado em 2022, reconhecendo mestres e mestras  como Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana, cuja finalidade é impulsionar a atuação cultural de pessoas que tradicionalmente mantêm e salvaguardam aspectos relevantes da Cultura de Sergipe”, observa.

Linda Brasil acrescentou que os cinco selecionadas e contemplados por meio de edital foram: o ‘Mestre Tonho Preto’, o ‘Mestre Orlando do Couro’, ‘Tia Nadá’,  ‘Beto Pezão’ e ‘Mestra Zefinha’ .  “No dia do evento, a Funcap convidou os mestres e mestras para a cerimônia, gravou entrevistas, divulgou nas mídias do Governo e nos veículos de Comunicação. Já estamos no final de fevereiro de 2024 e esses mestres e mestras ainda não receberam o que foi prometido, pois infelizmente a Funcap não realizou a assinatura do livro de Registro de Patrimônio Vivo da Cultura Sergipana, com os mestres e mestras selecionados”, reitera.

A parlamentar disse ainda que com o reconhecimento do Título de Patrimônio Vivo, os contemplados passarão a receber o benefício de 2 salários mínimos pelo trabalho que exercem e exerceram durante a trajetória na Cultura Popular.

“O governador junto com a diretora da Funcap precisam convocar uma reunião e pagar os mestres e mestras que estão aguardando ansiosamente por esse benefício, desde o lançamento do edital. A Funcap precisa fazer menos propaganda e o uso conveniente da imagem dessas pessoas garantindo a devida valorização dos fazedores de Cultura de Sergipe. Esse edital foi feito pelo Conselho de Cultura; desde outubro que usam a imagem de que foram contemplados e até agora nem o lançamento para assinar o livro de Patrimônio, aconteceu. Amorosa, vamos valorizar a Cultura Sergipana, pagando os mestres e mestras tão importantes para o nosso estado”, enfatiza.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese