logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda Brasil cobra cumprimento da lei de equiparação das pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência no edital do concurso da SEAD para gestor governamental

A deputada estadual Linda Brasil encaminhou, na quinta-feira (27), uma solicitação à Secretaria de Estado da Administração (SEAD) para adequação do edital nº 02/2025, referente à abertura de concurso público para provimento de vagas efetivas de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O objetivo é assegurar a equiparação das pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência, conforme a Lei Estadual nº 9.293, de 27 de setembro de 2023.

“Observamos a ausência da equiparação das pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência. Nossa mandata está atenta à garantia dos direitos conquistados a partir da auto-organização das pessoas com fibromialgia. Assim que identificamos essa situação, encaminhamos um ofício solicitando a retificação do edital”, detalhou a deputada.

As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 14 de abril, com a aplicação das provas objetivas previstas para o dia 8 de junho de 2025. O certame oferece sete vagas e tem como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Lei

A Lei nº 9.293, de 27 de setembro de 2023, de autoria da deputada estadual Linda Brasil (Psol) e aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), classifica as pessoas diagnosticadas com fibromialgia como possuidoras de impedimentos de longo prazo, de natureza física, refletindo na obstrução da participação plena e efetiva na sociedade. Com isso, a lei passa a assegurar às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos e garantias das pessoas com deficiência.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo