Linda Brasil celebra aprovação de projetos na Câmara de Aracaju

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), usou a tribuna do Grande Expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 9, para comemorar as aprovações de dois projetos de sua autoria quando era vereadora na Câmara de Aracaju e lamentar as movimentações de alguns políticos que se apropriam de pautas para desinformar a população e até para derrubar importantes projetos com impactos sociais diretos às cidadãs e cidadãos.

Durante a Sessão Plenária de ontem, 8, a Câmara de Aracaju aprovou dois projetos de Linda: o PL 119/2021, que denomina a Praça Marielle Franco a atual Praça Coqueiral, no Porto D’antas, e o PL 142/ 2021, que institui o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+. A deputada celebrou as vitórias.

“Fico muito feliz em saber que, apesar de não estar mais na Câmara, nossos projetos seguem em tramitação. E essas duas aprovações são muito importantes. O primeiro é uma homenagem a Marielle, que foi uma importante defensora dos Direitos Humanos, com contribuição nacional sobre questões como combate ao racismo, combate à criminalização da pobreza e enfrentamento ao genocídio da população negra das periferias. E a segunda grande vitória foi a aprovação do projeto que institui o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+ no calendário oficial de eventos de Aracaju, uma data muito importante para cobrarmos políticas públicas e a efetivação de direitos da nossa população, bem como educar a população. O Dia do Orgulho LGBTQIA+ será comemorado anualmente no dia 28 de junho”, celebrou a agora deputada estadual.

PL Rejeitado

Um terceiro PL de autoria de Linda Brasil, que trata do uso do nome social nas lápides e documentos de competência municipal de pessoas trans, travestis e não-binárias, foi colocado em pauta, mas foi rejeitado pelos parlamentares. A deputada criticou o argumento usado para derrubar a proposta. “Alguns disseram que a proposta afetava o nome civil e que iria para além de documentação de competência da prefeitura. Isso não havia na propositura. Não condiz com o que estava escrito”, desmentiu Linda.

A parlamentar lamentou o uso de pensamentos fundamentalistas para desinformar e até desconstruir importantes lutas sociais. “A votação na Câmara também marcou uma vitória sobre setores que tentam distorcer as contribuições do legado de Marielle e a sua memória, assim como a relevância das nossas pautas sociais. É lamentável a forma como alguns políticos usam do fundamentalismo religioso para atacar legados e até mesmo a democracia. Infelizmente, em suas atuações, esses políticos chegam até a distorcer as nossas pautas e as nossas lutas. E fico feliz em poder usar a minha mandata como ferramenta de enfrentamento dessa violência e dessas desinformações sobre as nossas vidas, sobre o nosso direito de amar e de sermos felizes da forma como nos sentimos bem”, lamentou Linda Brasil.

Agradecimento

A deputada aproveitou para agradecer à vereadora do Psol, Sonia Meire, que defendeu os projetos colocados em pauta e às/aos demais vereadores pela sensibilidade. “Agradeço a parceria da companheira do Psol, Profª Sônia Meire, que discutiu e fez a defesa aguerrida das propostas, já que não estou mais na Câmara como vereadora, e agradeço também às vereadoras e vereadores que votaram a favor e defenderam os nossos projetos”, finalizou Linda.

Implementação do Centro de Hormonioterapia

A deputada aproveitou a sessão para registrar a visita feita ao Hospital e Clínica Santa Isabel, onde tratou sobre a construção do projeto de instalação da primeira clínica pública de Hormonioterapia da capital sergipana. “Quero agradecer à presidenta Dra. Débora e a toda equipe que nos receberam muito bem e com muito otimismo para construção desse projeto, que já recebeu R$400 mil emendas impositivas, quando eu era vereadora, para que o projeto seja iniciado. A verba será enviada pela Prefeitura de Aracaju para que o Hospital possa adquirir equipamentos e medicamentos para o acolhimento, tratamento e acompanhamento das pessoas trans de Aracaju. Espero que, aqui na Alese, eu possa buscar ainda mais recursos para manutenção desse serviço que mudará a vida de muitas sergipanas e muitos sergipanos”, destacou Linda.

Solidariedade

Por fim, a deputada estadual se solidarizou ao jornalista da TV Sergipe, Anderson Barbosa, que sofreu um acidente de trânsito na última terça-feira, 7, em Aracaju. Linda destacou a competência profissional e o olhar humano de Anderson, que se destaca no estudo sobre a cobertura jornalística das pessoas em situação de rua em todo o país.

Foto: Jadilson Simões