Linda Brasil apresenta solicitações dos movimentos sociais e discute demandas de melhorias na Educação e Cultura com Zezinho Sobral

Por Assessoria Parlamentar

Cumprindo com a proposta de ter uma mandata de oposição combativa, com responsabilidade e que prioriza o diálogo, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), reuniu-se, ontem, 2, com o vice-governador e secretário da Educação e Cultura do Estado, Zezinho Sobral. O encontro, que foi articulado pela parlamentar, teve como objetivo discutir uma série de demandas vindas das/dos professoras/es, representações da categoria do magistério e de diversos segmentos da população sergipana.

Linda, que foi acompanhada dos GTs de Educação e Cultura de sua equipe, levou uma extensa lista de pautas, para que fossem avaliadas buscando alternativas viáveis para implantação, a exemplo da realização de concurso público para professoras/es, valorização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, a garantia do direito à licença para mestrado/doutorado e licença prêmio e subsídios para realização de projetos escolares (transporte para excursões, bolsas para projetos de extensão, iniciação científica), além de outras pautas muito caras para a categoria.

A deputada pediu agilidade nas respostas às solicitações enviadas à secretaria por ofícios, a exemplo do pedido de informações sobre o número de docentes vinculados/as à educação quilombola, indígena e prisional no estado de Sergipe e o número de estudantes vinculados/as à educação quilombola, indígena, prisional e EJA. “Foram enviadas diversas solicitações que não foram respondidas. E são solicitações que abordam temas muito importantes. Precisamos ter acesso aos dados exatamente para fiscalizarmos, mas também para que possamos elaborar projetos de lei, pensar a política pública, embasada em informações técnicas. A resposta tardia ou a não resposta a essas solicitações não pode acontecer”, disse Linda.

A educação pública e os desafios para pessoas LGBTQIAPN+, trazendo a importância do respeito ao uso do nome social e à identidade de gênero, além do destaque à evasão escolar dessas sergipanas e sergipanos também foram pautas centrais do debate com o vice-governador. “Zezinho, precisamos respeitar as normativas e pensar políticas que preparem a escola para receber as pessoas trans, respeitando os seus direitos e um deles é o nome social, que é muito mais do que a adesão a um nome, mas é uma forma de reconhecimento e, mais que isso, é um direito que garante a nós, pessoas trans, acesso a outros direitos. Por isso, peço que a secretaria tenha um olhar sensível para essa pauta, assim como a da evasão escolar das pessoas trans. O número é muito grande, devido às violências sofridas na escola, e isso tem consequências muito duras”, reforçou Linda.

Na oportunidade, de maneira ampla, a deputada abordou a necessidade do Governo do Estado oficializar os territórios quilombolas em Sergipe. “Fomos até o Baixo São Francisco, onde conversamos com representantes de alguns territórios quilombolas. Não podemos aceitar que esses territórios sejam ocupados por empresários que, de maneira irresponsável, estão destruindo até mesmo o ecossistema que garante a sobrevivência de algumas dessas famílias. Esse território é fruto de história, resistência, e a Constituição garante esse direito a essas mulheres e homens quilombolas”, ressaltou Linda.

O vice-governador agradeceu a visita da parlamentar, destacando o compromisso em permanecer com esse diálogo. “Registro aqui a minha felicidade em recebê-la e o meu respeito ao seu trabalho. Vamos analisar essas pautas, já vou providenciar uma nova reunião com a diretoria da Seduc, e quero reforçar o meu compromisso em estabelecermos esse diálogo de maneira permanente e construtivo”, disse Zezinho.