logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Leis aprovadas na Alese beneficiam pessoas com deficiência auditiva

Por Aldaci de Souza- Agência de Notícias Alese

Comemora-se na próxima segunda-feira, 26, o Dia Estadual dos Surdos, instituído por meio da Lei nº
04656/2020aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe. Segundo a legislação, as comemorações decorrentes da data, também integrarão o calendário escolar, cultural e turístico do Estado de Sergipe

Entre as ações, a propositura estabelece que a  Secretaria de Estado da Ação Social e do Trabalho, promova atividades que propiciem uma ampla reflexão quanto a condição de vida do surdo,possibilitando-lhe maior inserção social e política.

E que as atividades deverão subsidiar a elaboração de ações políticas do Governo que favoreçam os surdos.

IPAESE

Também foi aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 4.796/2003, reconhecendo de utilidade pública, o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (IPAESE), localizado em Aracaju. Criado em 27 de dezembro de 2000 por um grupo de pais de crianças surdas, o Instituto se tornou a primeira escola especializada para surdos.

É a única escola bilíngüe do estado que contempla toda a Educação Básica, adotando Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, visando a inserção do surdo no contexto do processo educativo e buscando uma convivência harmônica nos diversos níveis sociais.

Foto: Divulgação Setransp

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo