logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei estadual celebra o Dia do Fisioterapeuta

A Lei n⁰ 08279/2017, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), institui o Dia Estadual do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

A data é celebrada anualmente no dia 13 de outubro.

A autoria da lei é do deputado Luciano Bispo (PSD). A finalidade é reconhecer a importância destes profissionais, especialmente pelo trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19.

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) oferece atendimento especializado na área para pacientes com diversas necessidades de reabilitação, incluindo pessoas com doenças crônicas e degenerativas, como o Parkinson.

O atendimento é feito por fisioterapeutas no Centro de Reabilitação, localizado em Aracaju, e em suas unidades regionais nos municípios de Nossa Senhora das Dores, Propriá, Lagarto e Itabaiana.

A fisioterapia é de suma importância na reabilitação e recuperação; ajuda a recuperar a função motora após lesões, cirurgias ou doenças; prevenção e tratamento de dores crônicas, além de melhorar a postura e a simetria corporal e melhorar a função e desempenho físico; aumentar a força, a amplitude de movimento, o equilíbrio e a capacidade de realizar atividades diárias e esportivas, como andar, subir escadas ou praticar esportes.

As sessões também contribuem para uma melhor saúde física e mental, podendo ajudar a controlar a insônia e melhorar o sono, especialmente quando a causa está relacionada a problemas musculares ou posturais. Atua no acompanhamento pré-natal, no alívio de desconfortos da gravidez, e no tratamento de alterações posturais e dores.

No esporte, os fisioterapeutas atuam na prevenção de lesões, na reabilitação de atletas e na otimização do desempenho, com ações de educação, ergonomia e orientação sobre aquecimento e resfriamento.

Foto: Divulgação Ipesaúde

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo