Por Paulo Santos/ Agência de Notícias Alese
O dia 18 de fevereiro é o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, o principal objetivo é prestar informação sobre essa síndrome, para que as pessoas atingidas possam receber o apoio necessário. O diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) é basicamente clínico, realizado a partir da observação das crianças.
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), aprovou a Lei 9.010/2022, de autoria do deputado estadual, Luciano Pimentel (PP), que tem por objetivo criar meios de combate à discriminação contra indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Sergipe.
A aplicação de mecanismos de observação no desenvolvimento infantil é essencial, para detectar qualquer tipo de alteração no comportamento dos pequenos. Prestar mais atenção em relatos ou queixas dos familiares é fundamental durante o atendimento da criança.
Principais sinais nos pacientes
Os sinais podem ser identificados em bebês em seus primeiros meses de vida. Existe a dificuldade para interagir nos meios sociais. O uso repetitivo da linguagem e a ausência de diálogo, demonstra dificuldades na comunicação. Alterações no comportamento, como o interesse intenso em coisas específicas e dificuldade em raciocínios.
Foto: Divulgação/Arquivo Alese