9/5/2022
Por Aldaci de Souza- Alese
Comemora-se na próxima quarta-feira, 11, o Dia Estadual do Agente de Trânsito. A data foi instituída com a sanção da Lei Nº 8.983/2022, de autoria do deputado Samuel Carvalho (CIDADANIA), ficando inserida no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
De acordo com a lei, os órgãos e entidades de trânsito de Sergipe, durante o mês de maio, e especialmente na celebração do “Dia Estadual do Agente de Trânsito”, podem desenvolver atividades e programas de atualização profissional e campanhas de prevenção de acidentes.
Para o autor da propositura, o objetivo da data comemorativa é fazer com que “os agentes de trânsito do Estado de Sergipe sejam lembrados pela sociedade e reconhecidos como profissionais importantes na organização e manutenção do sistema de trânsito, em busca de uma mobilidade urbana eficaz, eficiente e mais segura”.
Atividades realizadas
Entre as funções desenvolvidas pelos agentes de trânsito, estão: autuação e aplicação de medidas administrativas cabíveis por infrações de circulação, estacionamento e paradas em vias públicas, a exemplo da retenção e remoção de veículos, recolhimento de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Apesar de serem vistos muitas vezes como aplicadores de multas, esses profissionais além de desenvolverem as atividades de operacionalização e fiscalização do trânsito, desempenham o papel de educadores, orientando e conscientizando motoristas e pedestres nas vias das cidades, contribuindo com a mobilidade urbana de forma segura.
Em Sergipe, os agentes de trânsito participam de diversas campanhas educativas a exemplo das operações “Volta às aulas”, “Carnaval” e “Semana Santa”. A finalidade é conscientizar os condutores de veículos quanto à necessidade de garantir a fluidez do tráfego de veículos para que haja uma maior tranquilidade nas ruas e avenidas das cidades em atuam.
Foto: Divulgação SMTT Aracaju