logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei aprovada na Alese institui o Dia Estadual do Jornalista e homenageia Cleomar Brandi

Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei n° 08541/2019, de autoria do então deputado Iran Brabosa (PT), institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia Estadual do (a) Jornalista, comemorado anualmente no dia 7 de abril. 

De acordo com o artigo 2º, o estado de Sergipe deve promover em conjunto com a entidade classista representativa da categoria, a Semana Estadual do Jornalista “Cleomar Brandi”, a ser realizada, anualmente, na semana em que recaia o dia 7 de abril – Dia Nacional do (a) Jornalista.

A Semana Estadual do Jornalista “Cleomar Brandi” passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. “Para fins de orientação sobre o seu funcionamento e de divulgação da programação da Semana Estadual do Jornalista Cleomar Brandi, os poderes públicos estaduais devem utilizar os recursos de comunicação social disponíveis, com o objetivo de dar ampla publicidade às atividades constantes; sensibilizar a população para as pautas que envolvem os direitos dos jornalistas, valorização da categoria e a importância da comunicação social; incentivar a participação e a adesão dos (as) jornalistas sergipanos (as) nas atividades, além de convidar e envolver os mais amplos setores da sociedade.

Na aprovação do projeto de lei na Alese, o então deputado Iran Barbosa disse que a propositura cumpre o objetivo não só de fixar no calendário do estado de Sergipe uma data comemorativa para homenagear a categoria dos jornalistas, mas também de promover uma semana voltada para o tema do Jornalismo, com o intuito de estimular reflexões e discussões acerca da importante profissão. “A nossa proposta busca valorizar o jornalista e a sua profissão como de grande relevância social, enfatizando que na Semana Estadual sejam desenvolvidas atividades que destaquem a importância do Jornalismo para a garantia da democracia e a relevância dos jornalistas, que têm sido ao longo dos últimos anos, muito atingidos na sua valorização profissional”, ressaltou acrescentando que a homenagem ao jornalista Cleomar Brandi, falecido em 2011, é justa.

“Quem conheceu e conviveu com Cleomar Brandi sabe que seu nome é emblemático para homenagearmos de forma extensiva, todos os jornalistas sergipanos.  Apesar de ter nascido na Bahia, toda a sua vida profissional desenvolveu-se por aqui, especialmente em Aracaju, cidade que amava e cultivava no coração e na alma. Cleomar foi e sempre será uma grande referência para todos os jornalistas e para a sociedade sergipana, além de ter deixado um rico material em forma de contos, crônicas e poesias”, observou.

Homenageado

Cleomar Ribeiro Brandi nasceu no dia 18 de janeiro de 1946, na cidade de Ipiaú, Bahia, filho de Waldemar Brandi e Cleonice Ribeiro Brandi. A atuação no Jornalismo começou no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), quando foi aprovado em um concurso público, em primeiro lugar. Se mudou para Aracaju para compor a equipe que colocaria no ar a única emissora de televisão pública do Estado: a TV Aperipê.

Cleomar também trabalhou na TV Sergipe, na TV Jornal, na Delmar FM, no Jornal de Sergipe, na TV Caju e no Jornal da Cidade. Foi correspondente da revista Veja durante dois anos e atuou na diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

Em 2009 lançou ‘Os segredos da Loba’, uma coletânea de textos escritos durante os 32 anos de Jornalismo.

Foto: Divulgação/Arquivo Alese

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo