logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei aprovada na Alese destaca atenção com a saúde mental

Por Aldaci de Souza Oliveira Matos – Agência de Notícias Alese

Comemora-se no próximo dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental. A data é voltada para a conscientização da importância de cuidar e respeitar os pacientes afetados principalmente pela ansiedade e a depressão, que afetam milhares de pessoas.

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.257/2017 foi aprovada com a finalidade de instituir no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Janeiro Branco, mês dedicado à realização de ações educativas voltadas para a difusão da importância da saúde mental.

De acordo com a legislação, “sempre que possível deve ser procedida a iluminação em branco, a aplicação do símbolo da campanha, ou sua sinalização, de forma a remeter a atenção ao tema, durante todo o mês de janeiro, nas edificações públicas estaduais, inclusive no prédio da Assembleia Legislativa”. 

Entre as ações propostas, o esclarecimento à sociedade civil sobre a importância da saúde mental e emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade; a promoção de palestras sobre a saúde mental e bem-estar, cuidados com a mente e cuidados com a vida, além de estabelecer diretrizes para atividades integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre o problema, sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

A saúde emocional e mental dos brasileiros piorou desde o início da pandemia do novo coronavírus. entre os principais transtornos, estão a depressão, a ansiedade e o estresse. Os cuidados passam por exercícios físicos, terapias, adoção de animais, convivência com amigos e sonos tranquilos.

Foto: Divulgação unicef.org

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo