Lei aprovada na Alese defende maior participação feminina na política

Por Aldaci de Souza

Uma maior participação das mulheres na política continua sendo um desafio em todo o país e uma bandeira defendida pelos partidos. Na Assembleia Legislativa de Sergipe, seis parlamentares compõem a bancada feminina: Maisa Mitidieri e Goretti Reis (ambas do PSD), Maria Mendonça (PSDB), Kitty Lima (CIDADANIA), Janier Mota (PL) e Gracinha Garcez (PSD).

Maisa Mitidieri: “Muitas mulheres têm dificuldade em ocupar cargos de poder”

Com o objetivo de incentivar a participação feminina nos espaços políticos e de liderança, está em vigor desde julho de 2021, a Lei Nº 8.870 sancionada pelo governador Belivaldo Chagas após aprovação de Projeto de Lei de autoria da deputada Maisa Mitidieri, instituindo a campanha “Mais Mulheres na Política”,  a ser realizada anualmente no mês de março visando incentivar a participação feminina nos espaços políticos e de liderança e a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.

De acordo com a lei, a campanha deve ser realizada por meio da disseminação de informações sobre capacitação e participação das mulheres na política através de palestras, seminários e cursos; conscientização das mulheres sobre a importância de sua participação na atividade política, motivando-as a concorrer aos cargos eletivos e motivação quanto a participação das mulheres na atividade política, instruindo-as quanto à filiação partidária e como agir em casos de violência política.

No texto, a parlamentar enaltece que a luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo e que alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas.

“Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina”, ressalta.

A deputada acrescenta que a luta pela igualdade de gênero em todos os setores é uma das maiores batalhas dos últimos anos. Ela observou que garantir e ampliar os direitos das mulheres é algo que vem sendo pautado durante anos, mas se pode negar o tamanho do avanço que já conquistado.

“Quando as mulheres, além de serem esposas, mães e profissionais conseguem conquistar mandatos políticos e cargos públicos, têm aliadas as politicas públicas aplicadas em várias vertentes. Nesse sentido, contribuir para plena participação das mulheres na política e pela igualdade de oportunidades é o objetivo da campanha Mais Mulheres na Política em nosso Estado”, esclarece a deputada.

Dados do Cadastro Eleitoral revelam que de um eleitorado de  mais de 77 milhões de eleitoras no Brasil, apenas 9.204 mulheres concorreram a um cargo nas Eleições Gerais de 2018, sendo eleitas, 77 deputadas federais, sete senadoras e 161 deputadas estaduais. Somente uma mulher se elegeu governadora. Fátima Bezerra (PT) venceu as eleições no Estado do Rio Grande do Norte.

Fotos: Agência de Notícias Alese