8/8/2022
Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese
A Endometriose é uma doença que afeta mulheres em idade fértil, causada por uma inflamação no endométrio, podendo levar à infertilidade. Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.438/2018, institui no Calendário Oficial do estado de Sergipe, a Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade, devendo ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de março.
De acordo com a propositura, o evento tem por finalidade, estimular atividades de divulgação, proteção e apoio às
portadoras de endometriose e sua família; divulgar, prestar informações e apoiar mulheres que buscam alternativas para a infertilidade; conscientizar as mulheres para que busquem o melhor tratamento oferecido logo no início dos sintomas e sensibilizar todos os setores da sociedade para que compreendam e apoiem as mulheres que são portadoras da endometriose.
A descoberta da endometriose é feita com a realização de exames clínicos e de imagem. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos, a exemplo de anticoncepcionais, para impedir o crescimento do tecido endometrial ou de cirurgia visando a retirada de lesões causadas pela doença.
A exemplo das demais doenças, a prevenção da endometriose pode ser feita com a realização de exercícios físicos, alimentação saudável, evitar situações estressantes e cuidar melhor da saúde mental; além de evitar o consumo de bebida alcoólicas.
Foto: Divulgação gineco.com.br