logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Assembleia Legislativa lança Plano de 10 anos com cenários de investimento para Sergipe

 

A Assembleia Legislativa de Sergipe lançou na tarde desta terça-feira (12), a construção do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) 2020-2030.

“Um dos presentes que podemos dar para Sergipe é entregar esse planejamento que gere mais emprego e renda ao nosso povo”, afirmou o deputado estadual Luciano Bispo. O projeto faz parte das comemorações do Legislativo para os 200 anos do estado e deve ser entregue à população em meados de julho do próximo ano. O evento ocorreu no auditório do TCE/SE e contou com a presença de gestores estaduais, municipais e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esta é a primeira etapa do PDES com a apresentação da empresa contratada para realizar o Plano.

Para o governador do estado Belivaldo Chagas, este projeto se soma ao planejamento do Executivo. “Este documento também serve como base das estratégias do governo até 2022. O importante é pensar na realização das ações que estarão indicadas no Plano”, lembra o governador.

Previsto para ser entregue em julho de 2020, a Fundação vai mapear os setores produtivos do estado em um processo de planejamento colaborativo, que terá cinco etapas de trabalho: diagnóstico, coleta de informações, análise de dados, produção e apresentação.

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento de Organizações da FDC Iris Castro, o Plano contribui para compreender em que Sergipe se destaca. “É preciso identificar as potencialidades do estado para servir de base a um caminho sustentável para Sergipe”, pondera Castro.

O Plano de Desenvolvimento serve como ferramenta de análise e gestão que permite aos parlamentares a elaboração de indicações ao poder Executivo, e de compartilhamento de informações entre os três Poderes, a sociedade civil e a iniciativa privada.

A Fundação realizará um processo de trabalho a partir de instrumentos de coleta de informações, análise de documentos, oficinas de trabalho, painéis, grupos focais, entre outros.

Na primeira etapa de diagnóstico do PDES o intuito é filtrar visões, expectativas, interesses e demandas sobre problemas e oportunidades de Sergipe. Já na segunda etapa, a FDC realizará um trabalho analítico de coleta de dados dos temas federais, estaduais e municipais, para entender sobre as cadeias produtivas e potenciais econômicos.

O trabalho do Plano de Desenvolvimento segue para a terceira etapa com a produção do documento que vai conter os indicadores norteadores do Plano e as ações baseadas nos temas pesquisados anteriormente. Por último, a Fundação entrega para validação da Assembleia Legislativa e define no período de dez anos os indicadores para o desenvolvimento sustentável da economia sergipana.

Lembrado pelo presidente da Alese, Luciano Bispo, como um dos economistas que pensaram o Plano Econômico de Sergipe do governo Albano Franco (1995 a 2003), o economista Marcos Melo alertou para a finalidade do projeto. “É hora de se pensar proativamente no futuro do estado. Essa assessoria elaborada pela Fundação Dom Cabral terá o desafio de estabelecer uma rede de colaboração para que esse documento exprima os desejos da sociedade”, comentou Melo.

Segundo o presidente da CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe), Pedro Litsek, o estado se torna referência. “Seria muito bom se víssemos esse tipo de ação em todo o País. Eu tenho sentido de Sergipe e dos municípios, em particular, que os governantes querem trazer uma melhor qualidade de vida para a população”, acredita Litsek.

 

Para o líder da oposição na Alese, deputado estadual Georgeo Passos a situação do estado é preocupante e precisa de respostas. “Nós sabemos que é um momento delicado, por isso os parlamentares entenderam a importância desta medida. Esperamos agora os resultados para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou Passos.

A deputada estadual Diná Almeida e os deputados Garibalde Mendonça, Iran Barbosa, Zezinho Guimarães, Capitão Samuel, e o ex-deputado e atual Diretor de Relações Institucionais da Alese, Venâncio Fonseca, compareceram ao evento. Os presidentes do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho e o Conselheiro Ulices Andrade, respectivamente, além do Procurador Geral do Estado, Dr. Eduardo D’ávila, também estiveram no lançamento.

De acordo com o deputado estadual Garibalde Mendonça, a Assembleia vai participar de todo o processo de construção do Plano. “Este é um trabalho para pensar Sergipe, uma nova maneira de como vai viver o estado nos próximos 10 anos, é por isso que a Assembleia vai contribuir”, completa Mendonça.

O deputado estadual Zezinho Guimarães acredita que os municípios também serão beneficiados. “Na medida que o estado se planeja, ele agrega os municípios, pois são atividades que se irradiam para todos os governos locais”, disse Guimarães.

Segundo o economista e professor da Universidade Federal de Sergipe, Ricardo Lacerda, o momento do Brasil exige novas ações governamentais. “Esse é um momento importante para refletirmos sobre o futuro de Sergipe, as expectativas econômicas e sociais. O Brasil venceu uma etapa de sua história e Sergipe tem saber como se inserir neste horizonte que o plano se propõe na próxima década”, finalizou Lacerda.

 

Na visão da vice-governadora Eliane Aquino, é fundamental construir ações com os municípios. “Acho que o grande objetivo precisa ser qualificar os nossos gestores municipais para que eles entendam o que é o planejamento. Quando seguimos [planejamento] e entendemos da política orçamentária, aparecem bons resultados”, sugeriu Aquino.

Entre os gestores municipais o consenso é de que o Plano possa contribuir para o fortalecimento dos municípios. Para o prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes, tudo precisa ser feito com planejamento. “Diante deste projeto que será apresentado em breve, iremos aproveitar para incluir o município nas ações governamentais”, salientou Menezes.

Para Juliano César Souto, empresário do Grupo Fasouto, o trabalho deve ser em conjunto com a população. “É muito importante um trabalho como esse de fazer um plano ouvindo todos os agentes do estado, para que seja possível definir os caminhos do futuro de Sergipe”, celebra Souto.

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo