Por Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de proporcionar maior conforto às pessoas em situação de rua, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) nesta segunda-feira, 02, para tratar sobre o direcionamento de emendas parlamentares de seu mandato para reforma da Casa de Apoio Bom Samaritano, em Aracaju. Além das melhorias na infraestrutura, a deputada pretende, por meio das emendas, construir um canil nas dependências do local para abrigar os cães das pessoas assistidas pela casa de apoio.

A proposta apresentada à diretora de planejamento da Seit, Sayonara Carvalho, é fruto da grande demanda recebida pela parlamentar de grupos de apoio às pessoas em situação de rua que perceberam que muitas delas não buscam abrigo na casa de apoio para não ter que se separar de seus cães, uma vez que no local não há canil para acolhê-los.

“Pensamos em direcionar parte das emendas para ajudar nos reparos e melhorias que o abrigo tanto precisa para acolher melhor essas pessoas, mas fomos informados que o senador Alessandro Vieira já destinou emendas para esses serviços. Fiquei bastante feliz em saber que temos pessoas comprometidas com o bem estar dessa parcela da população que tanto sofre vivendo à margem da sociedade, mas ainda há dúvidas se a verba destinada será suficiente também para construção do canil”, disse Kitty.

Diante da situação, a parlamentar se comprometeu em acompanhar de perto o processo e manter um diálogo constante com as partes envolvidas para que na emenda já destinada pelo senado seja possível acrescentar a construção do canil.

“Esse seria um projeto importantíssimo porque sabemos que muitas pessoas em situação de rua têm seus cães e se preocupam muito com o bem estar deles. Com a idealização desse canil podemos tirar diversas pessoas da vulnerabilidade das ruas e dar assistência também a esses animais, assim todos saem ganhando”, explicou Kitty.

Banheiros solidários

Outro tema discutido na Seit foi a aquisição de banheiros solidários para a população em situação de rua. A proposta, também prevista por meio das emendas parlamentares da deputada, prevê a aquisição de banheiros adaptados em trailers que funcionariam de forma itinerante.

“Estamos estudando formas para conseguir orçamento para os banheiros solidários para que as pessoas que vivem nas ruas possam ter um local para a sua higiene pessoal. Nosso objetivo é dar maior dignidade a essas pessoas”, esclareceu a deputada.

Foto: Divulgação Ascom