Por Assessoria Parlamentar
A lei de autoria da deputada Kitty Lima garante atendimento prioritário para as pessoas com fibromialgia a fim de amenizar os efeitos físicos e psicológicos característicos dessa síndrome às pessoas que ficam longos períodos em pé ou em ambientes que possam contribuir para o desencadeamento de uma crise. Porém, relatos apontam que a referida lei não vem sendo cumprida por desconhecimento dos estabelecimentos, reforçando a necessidade de Executivo Estadual na divulgação da legislação.
“Muitas dessas situações foram reportadas até nós pelas pessoas que têm fibromialgia que tiveram seu direito cerceado sob alegação dos estabelecimentos da inexistência ou desconhecimento da lei. Esses casos mostram que o Governo do Estado precisa promover a divulgação dessa lei tão importante para quem sofre com as dores da fibromialgia uma vez que ela representa uma vitória para garantia do bem-estar dessas pessoas”, disse Kitty.
No pedido direcionado ao governador Belivaldo Chagas, Kitty Lima pede que sejam criadas campanhas publicitárias acerca da vigência da lei e divulgadas em todos os meios de comunicação no estado, conscientizando e educando toda a população, em especial os gestores municipais, para que adéquem seus atendimentos.
“Só quem sofre com essa síndrome sabe a importância dessa lei que representa uma conquista muito grande na luta contra os efeitos da fibromialgia. São dores muitos fortes em todo o corpo que na maioria das vezes é desencadeada por esforços físicos pequenos como ficar em pé numa fila, por exemplo. Por isso é importante que os estabelecimentos entendam a necessidade de se adequarem à lei em detrimento do bem estar dessas pessoas. Nosso intuito é garantir que a lei seja respeitada e o direito garantido”, pontuou Kitty.