Por Assessoria Parlamentar
Após tomar conhecimento de que a Secretaria de Saúde de Macambira emitiu recentemente uma nota pública orientando a população a não alimentar os animais em situação de rua na cidade, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve reunida com gestores do município a fim de cobrar uma explicação sobre a determinação que foi duramente criticada pela parlamentar.
A reunião contou com a presença do prefeito Luciano de Vital, da secretária de Saúde, Simone Alves, e do secretário de Comunicação, Francisco Cruz, e teve como pauta a elaboração de políticas públicas eficazes na causa animal que beneficiem não apenas os animais em situação de rua, mas também todos os moradores na conscientização da cadeia de cuidados que afeta toda a população.
“Essa determinação foi totalmente equivocada, um desrespeito aos protetores e um crime de maus tratos aos animais, uma vez que eles não podem proibir nenhum cidadão de alimentar um animal, muito menos aqueles que vivem nas ruas e que dependem do cuidado dos moradores local. É preciso entender que um animal abandonado e sem cuidado é também um risco à população por conta das zoonoses. Cuidar deles de forma correta é um ato de amor e de saúde pública”, afirmou Kitty.
Durante o encontro foi iniciada a criação de um perfil de cuidados em política pública dentro da causa animal, baseado no agendamento de palestras sobre o tema nas escolas do município
e também na castração de animais. A prefeitura se comprometeu ainda em realizar um censo dos animais na cidade, a partir da atuação dos agentes comunitários de saúde.
“A proposta é saber quantos animais existem em Macambira e quem são os tutores para que se comece a pensar em uma política de educação em saúde na região, inclusive para que a prefeitura possa ter uma previsão dos custos para a castração desses animais, uma iniciativa eficaz e com total respeito aos animais que tem como objetivo evitar a procriação desenfreada de cães e gatos”, explicou Kitty.
A deputada avaliou a conversa como positiva ao perceber que os gestores se mostraram abertos às orientações e propostas que foram levadas.
“Saio satisfeita desse encontro porque todos reconheceram que a abordagem neste caso precisa ser feita de outra forma. Não é ignorando os animais que o problema da população canina e felina irá diminuir, mas sim cuidando desses animais e promovendo uma política pública de castração que os resultados positivos irão aparecer. Falar sobre a causa animal para a população é o primeiro passo para a conscientização e eficácia dessas ações”, disse, Kitty,que aguarda a sinalização agora para a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Macambira para tratar sobre o tema.