Kitty Lima demonstra preocupação com a realidade das feiras livres em Aracaju

25/5/2022

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) utilizou o pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 25, para discutir sobre o atual cenário das feiras livres da capital. Na oportunidade, exibiu um vídeo com imagens a respeito do tema.

“Ministério Público um alerta para vocês sobre a realidade das feiras livres em Aracaju. Os colegas deputados acompanharam o projeto do meu gabinete, chamado Gabinete Popular Itinerante, que se desloca pelo Estado todo e aí quando começamos a rodar por Aracaju visitando as feiras livres encontramos a mesma problemática de sempre, porém em situação ainda mais grave. O MP determinou a utilização de câmaras frigoríficas para a conservação das carnes só que a realidade são freezers que não funcionam e que estão totalmente degradados, enferrujados e as imagens mostraram isso. Sem contar aqueles que se consideram donos da feira e tratam mal os feirantes. Percebemos também, que antes do horário de finalizar a feira eles já apagam as luzes e os feirantes ficam no escuro para guardarem suas mercadorias e eu quero entender até quando vai permanecer o silêncio sobre isso”, criticou.

A parlamentar fez questão de citar a visita em feira livres por todos os bairros da capital. “Visitamos todos os bairros em dias de feiras por isso, gostaria de expor essa realidade baseada em uma discussão de tempos atrás e a EMSURB por força do MP teve que buscar uma solução para organizar as feiras nos bairros e os colegas acompanharam. O ponto principal era a questão do resfriamento das carnes e a solução encontrada foi a utilização de freezers para manter as carnes na temperatura correta, garantindo a segurança sanitária ao consumidor porém, a realidade disso é estarrecedora e vocês acompanharam nas imagens porque são poucos os que funcionam e no lugar de oferecer segurança geram mais riscos. Feirantes reclamam da falta de energia, falta de estrutura e em dias de chuvas muitos perdem a mercadoria por falta de cobertura adequada e isso é grave. Não há segurança, iluminação e estrutura adequada. Estão todos entregues à própria sorte. Um completo descaso com os aracajuanos. A empresa que explora esse serviço não dá solução e a prefeitura está fingindo que está tudo bem e os feirantes e a população sofrendo. Estamos fazendo um ofício destinado ao MP solicitando a realização de fiscalização e uma audiência extra judicial para falar sobre o tema. Foram muitos os feirantes que me procuraram quando eu fui lá, porque eu não fiquei no gabinete, estive pessoalmente sendo um problema grave e estou fazendo esse alerta agora”, concluiu Kitty Lima.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese (Arquivo)