Por Assessoria Parlamentar
O diálogo dos membros do Cidadania com o Setransp teve como objetivo entender os entraves que desencadearam a crise na Viação Progresso que culminou na paralisação dos rodoviários da empresa na última segunda-feira, 31, afetando diretamente a mobilidade urbana da capital e o dia-a-dia de milhares de trabalhadores que fazem uso do transporte público de Aracaju.
“Ficamos sabendo que os funcionários da Progresso estão com o salário de dezembro em atraso, assim como o 13o e as férias por conta de um bloqueio judicial nas contas da empresa que não permitiu que fossem realizados esses pagamentos. Infelizmente essa é uma situação que, como deputada estadual, eu não tenho como resolver, já que trata-se de um procedimento judicial e lamentavelmente é uma realidade que tem afetado e se repetido em todas as empresas de transporte público da nossa capital ”, explica a deputada.
De acordo com o sindicato, a gratuidade da passagem para algumas categorias sem nenhuma contrapartida de entidades e do próprio poder público têm impactado diretamente no rendimento das empresas e dificultado assim a manutenção do serviço. Outro fator apontado que contribuiu para o agravamento da crise nas empresas foram as demissões ocorridas durante a pandemia pela Covid-19, uma vez que cerca de 70% dos usuários são trabalhadores formais que utilizam o transporte público para o deslocamento até seus empregos.
Diante deste cenário, Kitty Lima se colocou à disposição da categoria para organizar o transporte público da capital cobrando da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a realização da licitação para o setor.
“Vamos cobrar do prefeito Edvaldo Nogueira a realização da licitação do transporte público de Aracaju para melhorar o cenário do setor em nossa cidade. É inadmissível que esse processo esteja parado há anos sem nenhum interesse por parte das gestões em colocar essa licitação em prática, e enquanto isso as empresas vivem no limitem de suas atividades e os usuários são os que mais sofrem com essa incompetência”, afirma Kitty Lima.