Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve na manhã desta quinta-feira, 30, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A visita teve como objetivo fortalecer a parceria com o órgão após a chegada do novo secretário da pasta, Alan Lemos, principalmente nas ações relacionadas à causa animal.
Na oportunidade, a parlamentar atualizou o gestor sobre as atividades que ela vem desenvolvendo junto à secretaria e apresentou uma pauta de ações a ser trabalhada com a atuação da Sema, a exemplo das ocorrência envolvendo o manejo de colmeias e o cumprimento por parte do município à Lei da Adoção e ao Abril Laranja.
“Minha visita foi uma cortesia para mantermos um contato para o início dos trabalhos porque a Sema foi a pasta que eu mais procurei enquanto vereadora de Aracaju, e que graças a essa parceria conseguimos diversas conquistas com projetos que beneficiam toda a população. Meu intuito foi retomar esse diálogo mostrando ao novo secretário os projetos que conseguimos sancionar para já termos um planejamento das ações previstas em lei, como também conversarmos sobre como resolver algumas pendências no órgão”, explicou Kitty.
Durante o encontro, Kitty relatou a dificuldade em resolver a problemática das ocorrências envolvendo o manejo de colmeias, fato que tem sido constantemente denunciado pela população.
“O que nós queremos é pessoal capacitado para lidar com essas ocorrências. Infelizmente o que o Corpo de Bombeiros [responsável pelo atendimento a este tipo de ocorrência] faz hoje é incinerar as colmeias, o que é um absurdo. Queremos que elas sejam devidamente manuseadas e transportadas para lugares adequados e com pessoas que possam dar o devido cuidado, criando assim uma cadeia para que ao invés de exterminá-las, as colmeias sejam aproveitadas para os apicultores na produção do mel e demais produtos oriundos desse material”, pontuou.
A deputada levou ainda cópias da Lei da Adoção e do Abril Laranja, iniciativas que visam o incentivo à adoção de animais sem lar e o combate aos maus-tratos.
“Fiz questão de deixar o secretário à par dessas leis porque a Sema tem papel importante nas ações que estão previstas na legislação. Foram projetos de minha autoria na Câmara Municipal de Aracaju e que contam com a participação do município em diversas formas, no caso da Sema ela irá ajudar a promover a campanha de adoção em outubro e o trabalho de conscientização no município junto à população contra os maus-tratos a animais”, disse.
Ao final da reunião, a deputada disse estar otimista com a receptividade do secretário Alan Lima, que se mostrou bastante interessado nas pautas debatidas e nos futuros projetos que serão amadurecidos com a parlamentar.
“Fiquei feliz em ver que o secretário abraçou os projetos que apresentei e por saber que ele está disposto a contribuir com a causa animal. Apresentei uma proposta de parceria entre as ONGs de proteção animal e a Sema, por exemplo, nos casos de fiscalização, uma forma de agilizarmos os procedimentos quando maus-tratos forem denunciados e confirmados. Vamos amadurecer ainda essa conversa para que ela venha a contribuir com a causa animal”, torce Kitty.