Por Aldaci de Souza
Foi aprovada na sessão mista desta terça-feira, 30 na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Indicação nº 88/2021 de autoria da deputada Kitty Lima (CIDADANIA), solicitando ao governador Belivaldo Chagas, que atribua maior peso à qualificação profissional (a exemplo de Títulos) nos processos seletivos simplificados.
De acordo com ela, o objetivo é proporcionar uma maior oportunidade às pessoas que possuem menos experiência. “Os recém-formados têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho e asim adquirir experiência profissional”, ressalta a deputada.
Na justificativa, ela informa que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), até janeiro de 2020 o desemprego de jovens entre 18 e 24 anos, ficou em 31,24%, sendo a maior taxa desde 2012; e na faixa etária entre 25 a 34 anos, fucou em 14, 2%.
“Com a pandemia, houve uma afetação ainda maior contribuíndo para o crescimento do desemprego em todo o país, a maioria, de jovens recém-formados que espabarram na dificuldade de conseguir o primeiro emprego e os levando ao mercado da informalidade”, enfatiza.
Foto: Divulgação Agência Brasil