logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty cobra urgência no auxílio da Lei Aldir Blanc: “Quem trabalha com arte está passando fome”

Por Assessoria de Imprensa

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) demonstrou preocupação com a falta de posicionamento da Fundação de Cultura Aperipê (Funcap) em relação ao auxílio financeiro disposto pela Lei Aldir Blanc. A medida, que já passou pela sanção do presidente Bolsonaro (Sem Partido) destinará R$ 3 bilhões aos artistas e trabalhadores da cultura, mas deve ser gerenciada pelos órgãos de cultura de cada estado.

Em Sergipe, a preocupação da parlamentar se resume à falta de uma posição clara da Funcap, órgão vinculado ao Governo de Sergipe. Até o momento, a classe artística não obteve nenhum tipo de retorno de quem terá direito ao valor e tampouco de quanto será o pagamento.

“Quem trabalha, direta e exclusivamente com arte, está passando fome. São trabalhadores que tocavam, muitas das vezes, apenas uma vez no mês, ou apenas no período junino, e que agora estão sofrendo e ainda sem perspectiva por parte do Governo de Sergipe. É preciso urgência e transparência nesse processo para que essas famílias possam ser socorridas o mais breve possível”, alertou Kitty.

A parlamentar recordou que, ainda no mês de junho, protocolou um Projeto de Lei (PL) que visava a implantação do Programa de Auxílio Emergencial para trabalhadores do setor cultural e de entretenimento do Estado de Sergipe. A matéria, cujo protocolo foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) previa um pagamento equivalente a um salário mínimo.

Apesar da urgência na concretização de medidas como o PL sugerido por Kitty, não houve nenhuma atitude concreta do Governo de Sergipe e muito menos da Funcap. Agora, com a sanção da Lei Aldir Blanc, a situação, que deveria ter sido resolvida de forma imediata, permanece igual. “Se o governo confiava na aprovação de uma medida na esfera nacional, que já estivesse preparado para a chegada do recurso. O que vemos é uma demora exacerbada e uma falta de comunicação que está levando as famílias à uma situação de miserabilidade. Precisamos de uma resposta urgente”, cobrou a parlamentar.

Foto: Divulgação Ascom

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo