A Lei nº 8770/2020 aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) de autoria da então deputada Janier Mota, institui a campanha Julho Verde, mês dedicado às ações de prevenção e combate ao câncer de cabeça e pescoço, incluindo no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O ojetivo é cnscientizar a população sobre a existência e os riscos do câncer de cabeça e pescoço; além da importância do diagnóstico precoce estimulando a busca por atendimento médico ao surgirem sintomas como feridas na boca que não cicatrizam, nódulos no pescoço, dificuldade para engolir ou rouquidão persistente, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Especialistas informam que o câncer de cabeça e pescoço é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens no Brasil. O tabagismo é responsável por 97% dos casos de câncer de laringe; além do consumo excessivo de álcool, combinado com o tabagismo, que aumenta em 5 vezes o risco de câncer na região. A infecção pelo HPV também tem contribuído para o aumento da incidência da doença em jovens
Esse tipo de doença engloba diversos tipos de tumores malignos que podem surgir na boca, orofaringe, laringe (onde ficam as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo e pele do rosto e pescoço.
Foto: Divulgação Associação Paulista de Medicina