logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

José Carlos Machado recorre a Goretti Reis para o funcionamento da Unidade Materno Infantil do HU

12/5/2022

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 12, a deputada estadual Goretti Reis (PSD) recebeu a visita do ex-deputado estadual, o amigo José Carlos Machado. “Minha intenção primeira é rever minha grande amiga Goretti, filha do amigo que tive a alegria de conviver no exercício do meu mandato, grande Artur Reis”. Machado recorreu a deputada para encontrar meios de a Unidade Materno Infantil, anexa ao Hospital Universitário (HU) e o Hospital Santa Izabel prestem atendimento pleno à população. “Vi na deputada uma possibilidade de abrir, nesta Casa, uma discussão sobre essa importante questão”.

Machado manifestou sua preocupação com o que ouviu do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho sobre a situação da Unidade Materno Infantil, anexa ao Hospital Universitário (HU). “Ouvi também do diretor superintendente do HU, Dr. Dalmo Correia Filho, que a obra está pronta há mais de um ano, mas infelizmente, sem funcionar na sua plenitude por falta de recursos”. José Carlos disse ter problema mais grave, pois ainda dependem da contratualização por parte do estado, e do município de Aracaju, autorização de funcionamento para atender os pacientes do SUS. “São muitas as dificuldades enfrentadas”, disse Machado.

Goretti lamentou a situação. “A estrutura foi construída com dinheiro público. Existem recursos de emendas para a compra de equipamentos e não justifica estar fechada. Farei requerimento convidando os representantes dos hospitais aqui citados, as secretárias de Saúde municipal e estadual, os que fazem esta Casa e todos envolvidos para discutirmos o problema e encontrarmos alternativas. A falta desse atendimento é uma violência obstétrica com as mães que procuram o serviço e não encontram. Esta Casa tem compromisso com as mulheres de baixa renda que necessitam dos serviços que a elas são negados”.

“Existe a possibilidade de que com a inauguração da maternidade do bairro Santa Maria o município de Aracaju reduza os procedimentos contratualizados com o Hospital e Maternidade Santa Izabel. Caso aconteça, inviabilizará o funcionamento desta unidade. Será mais uma fechada, infelizmente. Precisamos abrir mais unidades e não construir uma e fechar outra”, finalizou a parlamentar. 

Foto: Assessoria

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo