logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Jornalistas e professores elogiam o Plano de Desenvolvimento de Sergipe

Por Aldaci de Souza

Com a finalidade de expor os objetivos do Plano de Desenvolvimento do Estado de Sergipe, a Assembleia Legislativa de Sergipe vem realizando através do presidente Luciano Bispo (MDB), o Fórum Itinerante, fazendo uma análise profunda do crescimento econômico do estado no passado, comparando com o presente e mostrando uma projeção para os próximos anos, nos diversos setores. O estudo técnico foi elaborado pela Alese, com assessoria da Fundação Dom Cabral e vem sendo muito bem aceito por gestores municipais e empresários sergipanos. Jornalistas e educadores também estão elogiando o teor do PDES e a iniciativa do presidente da Casa. A exposição do Plano é coordenada pelos técnicos Marcelo Barberino e Antônio Fernando Carvalho de Andrade, abrindo espaço para que os agentes locais manifestem os anseios de cada região no contexto do planejamento e das ações do poder público.

Brayner: “Luciano Bispo participou de toda a criação do projeto” (Foto: Divulgação JL Política)

De acordo com o jornalista Diógenes Brayner, havia a necessidade de uma integração maior entre o legislativo e as necessidades de desenvolvimento de Sergipe. “A Assembleia não poderia permanecer em discussões internas, geralmente de caráter político, sem se aproximar mais concretamente de uma realidade que se discutia apenas através de interesses coloquiais, para que cada um se destacasse em pronunciamentos sobre a realidade não consolidada e através dos olhos que não enxergavam a necessidade técnica para um estudo que sugerisse maior amplitude aos problemas da comunidade”, entende Diógenes Brayner.

O jornalista ressaltou que o próprio Fórum Itinerante surge como um avanço para se chegar bem mais próximo a segmentos que podem ajudar e participar do desenvolvimento que tanto se precisa nesse momento de recuperação de cada Estado e do próprio País.

“Sugerido pelo presidente da Alese, o Fórum vem acontecendo em municípios junto com as Câmaras Municipais e a participação de gestores, empresários e das comunidades, que são as mais conscientes da realidade que enfrentam e capazes de relatar meios regionais para se integrar a um projeto que avalie como se chegar ao crescimento regional. Luciano Bispo participou diretamente de toda a criação do projeto, demonstrando sua visão de que a busca de um desenvolvimento sustentável vai além de qualquer ação parlamentar e demonstra que a Assembleia, como um todo, precisa ser coadjuvante nesse processo de crescimento do Estado, ao lado do executivo e setores da área privada que atuam com visão de uma reestruturação ampla em todas as suas vertentes”, diz acrescentando que o deputado defende um avanço nas questões sociais, ouvindo diversos segmentos, dos empresários, industriais, do próprio governo e outras instituições.

Brayner acrescentou que a iniciativa da Assembleia Legislativa dá uma demonstração clara da preocupação do presidente Luciano Bispo, através da experiência adquirida como prefeito do município de Itabaiana, e das visitas constantes que faz a vários municípios do Estado, durante o período que está e esteve à frente da Alese.

“Ele percebeu que cada região tem características variáveis para um projeto de desenvolvimento sustentável, que se deve identificar através de estudos e participação de sua população, que deve ser avaliado com maior intensidade, dentro dos segmentos econômicos característicos de cada município. A sensibilidade de Luciano Bispo deixa clara que a sua ação parlamentar demonstra competência para atuação num projeto político de executivo, em que colocaria toda essa visão a serviço de um Estado que precisa ampliar a sua estrutura econômica, dentro das necessidades sociais e que leve a sociedade em todas as suas tendências e vocações, a participar do desenvolvimento planejado, que torne o futuro mais presente”, acredita.

Economista

Jorge Carvalho destacou formação acadêmica de Luciano Bispo (Foto: Divulgação Portal Unit)

Para o jornalista, professor, doutor em Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e presidente da Academia Sergipana de Educação, Jorge Carvalho, a imagem pública de líder político do atual presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, visto sempre como detentor de vários mandatos de deputado estadual e quatro mandatos de prefeito de Itabaiana, faz com que raramente o seu nome seja associado à sua formação acadêmica como economista.

“Nesse sentido, o deputado Luciano Bispo, Presidente da Assembleia Legislativa, vem realizando um périplo no Estado visando divulgar e debater o Plano. Trata-se, sem dúvida, de uma iniciativa meritória que visa informar os sergipanos e gestores municipais as diretrizes e estratégias objetivando o progresso de Sergipe previstas no consistente documento que o Parlamento Estadual coloca à disposição da sociedade sergipana. Espera-se que a classe política, sobretudo os potenciais candidatos ao governo do Estado, conheçam o conteúdo do Plano para balizar seus discursos de campanha em temas de interesse do Estado e da população e firmar o compromisso de concretizar as recomendações nele contidas em caso de vitória”, complementa. 

 

 
 
 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo