11/3/2022
Por Aldaci de Souza
A necessidade do domínio da Língua Portuguesa cada vez mais presente nas mais diversas situações de inter-relações sociais, levou a Escola do Legislativo de Sergipe (ELESE) a realizar o Curso Intensivo de Língua Portuguesa. Ministradas pelo professor e jornalista André Brito, as aulas iniciaram na última quinta-feira, 11 com o objetivo de fornecer subsídios linguísticos e gramaticais para que os participantes possam desenvolver maior capacidade de aplicação do conhecimento no trato diário da produção textual na TV Alese e da Agência de Notícias Alese.
Sobre a proposta é da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe juntamente com a ELESE em atualizar os profissionais que levam informações sobre o Legislativo à sociedade, André Brito ressaltou os ganhos significativos com a busca do crescimento naquilo que cada um faz.
“Trabalhar Língua Portuguesa e rever conteúdos que foram vistos na escola secular ou na faculdade, além da própria condição de escrita no dia a dia é extremamente importante porque dá um salto de qualidade naquilo que o jornalista está fazendo. As próprias discussões que vão surgindo na aula são importantes para retirar as dúvidas, novas formas de olhar o próprio texto, a própria auto-crítica antes que alguém possa fazer. Tanto a Escola do Legislativo quanto a TV Alese estão de parabéns porque ambas abraçaram a ideia de concretude quanto a construção de uma nova mentalidade dos profissionais na hora de escrever e da auto revisão dos textos”, acredita.
Um dos participantes do Curso Intensivo de Língua Portuguesa, o jornalista Marcos Borges (TV Alese) lembrou que todas as informações passadas ao público, repercutem de alguma forma.
“Então é parte da nossa função tentar errar o menos possível, buscando qualificação para que no dia a dia possamos ter um menor número de erros possíveis para que a informação seja sempre qualificada, checada e revisada pois também representamos a Casa do Povo. Para nós que trabalhamos na TV Alese e na Agência de Notícias Alese, esse cuidado com o nível de informações passadas merece todo carinho; e quando se tem um curso disponibilizando conteúdo preciso para que façamos um texto mais qualificado, precisamos comemorar e parabenizar o Poder Legislativo, a Diretoria de Comunicação e a ELESE que têm se mostrado muito solícitos para que os servidores da Assembleia Legislativa de Sergipe sejam os mais qualificados possíveis”, enfatiza.
A atualização continua no dia 24 de março, das 14h às 17h na Escola do Legislativo, com um conteúdo voltado para o Português aplicado à prática jornalística, a exemplo do uso correto de palavras e expressões, apostos, vírgulas, adjunto adverbial, aspas, entre outras regras, visando uma maior capacidade de se entender a inclinação para uma linguagem mais pensada, com foco na mensagem, adequada para cada tipo de texto a ser elaborado.
Fotos: Clécia Carla/Agência de Notícias Alese