logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Jornalista Lyderwan Santos é o mais novo Cidadão Sergipano e Aracajuano

11/7/2022

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Natural do Estado de Minas Gerais, o jornalista e apresentador da TV Sergipe (Rede Globo de Televisão), Lyderwan Barbosa Santos foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com o Título de Cidadania Sergipana. A sessão especial ocorreu na tarde desta segunda-feira, 11 de julho, no plenário ‘Deputado Pedro Barreto de Andrade’, sede do Poder Legislativo. O texto da justificativa do Projeto de Resolução cita que o objetivo é homenagear uma personalidade destacada em todo o território sergipano pela atuação no jornalismo. A autora da honraria é a deputada estadual Maisa Mitidieri (PSD). Na mesma solenidade foi entregue ainda o Título de Cidadania Aracajuana, por meio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ao homenageado.

O profissional homenageado e demais autoridades durante a solenidade

“É uma honra para mim e todos os deputados desta Casa, como também, para a Câmara Municipal de Aracaju oficializar de fato este título direcionado à Lynderwan Santos que é um profissional de uma competência ímpar e que trouxe muitos benefícios para o Estado de Sergipe através do jornalismo sério e de qualidade. Estamos falando de uma pessoa que tem um carinho enorme por esta terra e a partir de hoje se torna um cidadão sergipano e aracajuano de fato e de direito”, declarou Maisa Mitidieri.  

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, destacou a coragem na escolha da carreira profissional. “Parabenizo Lyderwan Santos que teve muita coragem quando optou entre a medicina e o jornalismo ficar no jornalismo e parabenizo também os pais por respeitarem a decisão do filho de fazer o que gosta que é comunicação, pois o resultado de tudo isso está aqui provando que o importante é fazer na vida o que gostamos”, afirmou.

Momento do Hino Nacional

Em um breve discurso, o presidente da CMA, Nitinho Vitale, ressaltou que o profissional já faz parte da vida dos sergipanos. “Trata-se de uma pessoa muita querida por todos nós e acho até que esse título veio tarde demais por conta da trajetória de muita luta ao sonhar desde menino conquistar seu espaço e chegar a se tornar âncora de um telejornal consagrado. Percebemos diariamente o carinho que a população sente por ele. Sou seu fã, torço muito por você e desejo que continue sendo abençoado por Deus”, disse.

O jornalista enfatizou ser um mineiro muito apaixonado pelo Nordeste. “Me sinto sergipano e aracajuano desde que cheguei aqui e devo muito ao Estado e ao povo sergipano, porque fui muito acolhido desde o início e não teria como ser diferente, já que esse sentimento batendo forte eu tenho há algum tempo. Morar aqui foi uma escolha de vida e hoje eu estou tendo a confirmação disso. A expectativa era muito grande para este momento, ou seja, fui comunicado das homenagens em 2018 por parta da CMA e em 2019 da Alese e por conta dos efeitos da pandemia a ocasião teve que ser adiada e hoje eu sou só alegria pela consagração dupla do título”, comemorou Lyderwan Santos.

Lyderwan Santos ao lado da mãe Maria José Barbosa Santos

Bastante emocionado, o homenageado dedicou a honraria ao pai (in memorian). “Passei por uma fase delicada quando meu pai esteve doente e infelizmente veio a falecer. Cheguei a pensar em voltar para Minas na ideia de ficar perto da família e a todo instante minha mãe esteve ao meu lado sendo um grande apoio no incentivo para dar continuidade em minha carreira aqui e o interessante é que todas as vezes que sonhei com meu pai foi em Aracaju. Eu nunca sonhei com ele em Minas. Acho que ele quis me mostrar que eu tinha que continuar em Aracaju por ser tão acolhido, amado e por já ter vivenciado muita coisa aqui. Quando achei que tinha concluído meu ciclo nessa terra eu recebi um presente que foi um marco em minha carreira representando Sergipe no Jornal Nacional, o principal jornal do país. Foi daí que percebi que nada era por acaso e sonhar com meu pai aqui e todas os acontecimentos na minha carreira em solo sergipano eram provas de que muita coisa eu ainda tinha de vivenciar neste lugar. É uma relação de amor. Me sinto realizado e foi aqui que tive o momento mais importante de minha carreira. Sou o mineiro mais sergipano que existe e dedico essa dupla honraria ao meu pai que me deu total apoio quando decidi morar em Aracaju e ele continua me provando que foi uma decisão certa. Trabalhando aqui eu sou muito mais feliz”, complementou.

Homenageado

Lyderwan Santos nasceu em Governador Valadares, Minas Gerais, no dia 3 de julho de 1984. Aos 14 anos, foi morar em Belo Horizonte onde se formou em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), em 2007. Na capital mineira, atuou nas assessorias de imprensa da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge), da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e da Polícia Civil de Minas Gerais.

O profissional não escondeu a satisfação por receber a honraria

Dos quase 15 anos dedicados ao Jornalismo, mais de 12 foram em Sergipe. Lyderwan Santos chegou na capital sergipana em 2010 e foi chefe de Redação da TV Aperipê, afiliada da TV Brasil na época. Em fevereiro de 2011 foi trabalhar na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo, e encarou o desafio de ancorar o maior telejornal diário da emissora. Foram mais de 10 anos, ao vivo, à frente do Bom Dia Sergipe. Durante esse período, Lyderwan Santos também apresentou programas especiais como Terra Serigy de Verão, Levanta Poeira e o Forrozão.

Em outubro de 2019, viveu sua maior experiência profissional. O jornalista foi sorteado entre os apresentadores locais e teve a missão de representar Sergipe em um projeto único e inovador criado pelo Jornalismo da Globo para comemorar os 50 anos do Jornal Nacional, o principal telejornal do Brasil. Apresentadores de todo o país participaram de um rodízio especial na apresentação aos sábados.

Na TV Sergipe, depois de mais de 10 anos no comando do noticiário matutino, Lyderwan Santos trocou o “bom-dia” pelo “boa-noite”. Em 28 de setembro de 2021, passou a apresentar o SETV 2. Com o tempo mais curto, encarou o compromisso de resumir os principais acontecimentos do estado e deixar os telespectadores bem informados no fim do dia, sempre inovando, em busca da melhor maneira de transmitir as notícias. Além de apresentador, Lyderwan Santos também é editor do telejornal.

Curiosidade

Lyderwan Santos fez vestibular para Jornalismo e Medicina no mesmo período, mas a paixão pela comunicação falou mais alto. O garoto que cresceu brincando de ser repórter, locutor de rádio e imitando apresentadores de TV se encantou cedo pelo mundo da televisão. Na faculdade, o telejornalismo sempre foi o foco principal e, por isso, teve uma presença muito ativa na TV Universitária onde apresentou programas de entrevistas e telejornais. O comunicador também foi aluno da Escola de Interpretação para TV do diretor Wolf Maya, em São Paulo.

Presenças

Na ocasião, a mesa foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, a deputada Maisa Mitidieri, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale, representando o Governo de Sergipe, Givaldo Ricardo, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Luciano Freire Araújo, representando a prefeitura de Aracaju, Tirzah Braga, representando o presidente do Tribunal de Contas, Habacuque Villacorte e o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa. Familiares, amigos, representantes da TV Sergipe e demais profissionais da imprensa prestigiaram a sessão especial.

Fotos: Joel Luiz

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo