Por Aldaci de Souza

No próximo dia 22 de junho, a TV Alese completa 17 anos de criação levando informações aos telespectadores sergipanos, através de uma programação jornalística que vem sendo ampliada à cada dia. De acordo com o coordenador de Jornalismo da emissora, o jornalistaThiago Aragão, a programação foi intensificada na pandemia da covid-19.

Thiago Aragão destacou o crescimento dos programas jornalísticos

“A programção jornalística da TV Alese foi ampliada nos últimos anos e com a pandemia, ela se solidificou mais em relação às nossas produções de telejonais. Nós temos hoje na grade de programação, dois telejornais fixos, um pela manhã que é o Jornal da Alese 1ª edição às 8h com a jornalista Larissa Baracho e o Jornal da Alese 2ª edição às 12h30, com a jornalista Valquíria Miron. Além desses telejornais, todos os outros programas que fazem parte da grade ao vivo das segundas às sextas-feiras, explica.

Ele destacou a exibição do Programa Congresso em Pauta, apresentado pela jornalista Clécia Carla Silva.

“Esse programa é exibido pela manhã levando aos telespectadores, informações de Brasília  partir da atuação da bancada sergipana no Congresso Nacional. À tarde temos o programa Além da Pauta, com as jornalistas Sarah Medeiros e Kátia Santana, discutindo de forma ampla, com diversos olhares, os assuntos predominantes em Sergipe ou no Brasil, com especialistas e pessoas que possam debater os temas e colocar as informações para os nossos telespectadores na forma do jornalismo cidadão”, observa acrescentando que o programa Elas no Comando apresentado pela jornalista Aline Braga, com a participação da mulher nos diversos cenários, as colocando no mesmo patamar que os homens.

Larissa Baracho apresenta o Jornal da Alese 1ª edição (Foto: Joel Luiz)

O coordenador de jornalismo falou também sobre a produção de documentários e reportagens especiais. “Nós temos uma equipe fixa só para essa produção, sob a responsabilidade da jornalista do Núcleo de Produções Especiais, Bette Cerqueira, buscando informações e pesquisando quanto aos determinados temas do estado. No mais recente, fizemos uma trilogia sobre os 150 anos do Colégio Atheneu, exibindo em três episódios toda a história e contribuição do mais antigo colégio público de Sergipe, com a passagem de muitos intelectuais e personalidades sergipanas”, enfatiza.

Thiago também destacou os programas sobre o Centenário de Paulo Freire, em que estão sendo preparados por uma comissão especial com a finalidade de apresentar aos sergipanos a história do educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis da Pedagogia mundial.

Valquíria Miron apresenta o jornal do meio-dia (Foto: Joel Luiz)

“Temos o Bicentenário do Estado de Sergipe, que com a pandemia a gente ampliou o programa Sergipe 200, discutindo temas relacionados aos 200 anos de Sergipe, como a era da tv, a era do rádio; instituições intelectuais, ou seja, temas que tratam a História de Sergipe”, adianta ressaltando que a TV Alese ‘passeia’ por  diversos cenários, não só na questão jornalística, mas cultural, destacando as artes, entre outros. 

O Jornalismo da TV Alese conta ainda com boletins elaborados pelos jornalistas da Agência de Notícia Alese (ao vivo nos noticiários das 8h e do meio-dia) trazendo informações de todas as discussões que acontecem no plenário em torno dos Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos, além dos pronunciamentos dos deputados.

Sintonize a TV Alese no canal 5.2 (sinal aberto) e na Sky e Vivo (canal 348.2) e no You Tube e Facebook.

Foto: Jadilson Simões/Joel Luiz