O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD) recebeu na noite desta segunda-feira (22), a Comenda da Ordem do Mérito Serigy, grau Grã-Cruz.
A solenidade realizada pela Prefeitura de Aracaju como parte da programação pelos 169 de fundação da capital, homenageou várias personalidades sergipanas no Teatro Tobias Barreto, com a Comenda da Ordem do Mérito Serigy e a Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa.
O presidente da Alese disse ter ficado muito feliz e grato com a honraria.
“Recebo com prazer e muita honra esta Comenda da Ordem do Mérito Serigy, em seu mais alto nível, o grau Grã Cruz, a mim outorgada pela Prefeitura de Aracaju, através de Sua Excelência o prefeito Edvaldo Nogueira. Para todos nós, aqui homenageados, a Comenda da Ordem do Mérito Serigy, em todos os seus graus, representa um reencontro com a nossa história, nossos valores morais, culturais e com a nossa própria sergipanidade. Serigy foi um bravo indígena, um Cacique que liderou lutas de resistência à colonização portuguesa, defendendo com consciência, coragem e destemor a soberania sergipana”, observa.
Jeferson Andrade enfatizou que essa condecoração é também uma lição que vem do passado e aponta para futuro como símbolo de compromisso permanente das novas gerações com a liberdade e com a democracia.”Essa homenagem é importantíssima e eu quero parabenizar os demais homenageados e agradecer em nome da Assembleia Legislativa, em nome da minha família e de todos os meus amigos, essa homenagem do prefeito Edvaldo Nogueira, representando os valores culturais e sociais que a gente possa levar para o futuro”, complementa.
Presente à solenidade, a deputada Carminha Paiva (Republicanos), parabenizou a prefeitura e os homenageados.
“Esse é o reconhecimento da Prefeitura de Aracaju a essas pessoas tão ilustres que têm contribuído tanto para o estado de Sergipe. Hoje estou aqui especialmente como parlamentar para prestigiar o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Inaldo Silva, que tem feito um trabalho importante pela população e também quero parabenizar o nosso presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade por estar recebendo essa homenagem nessa noite”, afirma.
O deputado Jorginho Araújo (atual secretário de estado da Casa Civil) destacou o reconhecimento por arte da Prefeitura de Aracaju.
“É um reconhecimento que não se mistura com vaidade, mas especialmente quando ocupamos o cargo de secretario municipal de Esporte e da Juventude, a Fundação Municipal do Trabalho e a Secretaria de Governo na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Esse é um momento de gratidão a todos os que faze a Prefeitura de Aracaju e especialmente ao prefeito por essa mais alta honraria do município: a Comeda do Mérito Serigy”, agradece.
Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), informou que as pessoas homenageadas ajudaram a contribuir com o progresso de Aracaju.
“A Comenda do Mérito Serigy é a mais importante da nossa cidade, que a a gente sempre concede nas comemorações do aniversário da cidade, a personalidades que se destacaram em várias áreas, seja no meio jurídico, no meio acadêmico, empresas, religiosos, ajudando a construir uma cidade de liberdade. E também a Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa a todos que se destacaram no meio cultural, contribuindo para que nossa cidade se tornasse tão bonita, acolhedora e maravilhosa”, destaca.
O governador Fábio Mitidieri (PSD) agradeceu a homenagem recebida durante solenidade no Teatro Tobias Barreto.
“Eu quero agradecer ao município de Aracaju, o reconhecimento não apenas meu, mas de todas as pessoas que têm um trabalho para a nossa capital e eu como aracajuano fico mais feliz ainda. Comecei minha vida pública como vereador da nossa cidade; fui o primeiro secretário de esportes, deputado federal e agora governador, sempre levando o nome de Aracaju por esse mundo afora. Poder trabalhar pela nossa capital é essencial e esse reconhecimento nos deixa muito orgulhoso”, reitera.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, falou sobre a importância da homenagem. “É uma alegria muito grande estar na minha terra e ser homenageado com a mais alta comenda destinada ao cidadão. Muita honra poder estar servindo à capital sergipana e estar recebendo essa homenagem. Quero agradecer à Prefeitura de Aracaju e ao prefeito Edvaldo Nogueira por essa generosidade de me conceder a maior comenda do nosso município”, diz.
Almir do Picolé, um dos homenageados com a Medalha, relembrou quando recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Eu só tenho a agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira por estar recebendo mais uma homenagem pelo meu trabalho social, lembrando que também já tive o meu trabalho desenvolvido na Creche Almir do Picolé, reconhecido na Assembleia Legislativa. Agradeço a todos que já me ajudaram e a toda a minha equipe. Estou muito feliz porque agora são 65 premiações com essa que recebi aqui”, comemora.
Homenageados
A Comenda da Ordem do Mérito Serigy foi outorgada no grau Grã-Cruz ao governador Fábio Mitidieri; ao ministro de Estado Marcio Macedo; ao deputado estadual presidente da Assembleia Legislativa Jeferson Andrade; e ao desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe Ricardo Múcio Santana de Abreu e Lima.
No grau Comendador, a Comenda da Ordem do Mérito Serigy foi outorgada à secretária de Estado e primeira-dama Érica Mitidieri; aos secretários de Estado Jorge Araujo Filho, Luiz Roberto Dantas e Julio Filgueira; à Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe -ABIH; ao Sistema Fecomércio Sesc e Senac; e às juízas de Direito Jumara Porto Pinheiro e Rosa Geane Nascimento Santos.
E aos secretários municipais de Aracaju Jeferson Passos, Carlos Cauê e Sérgio Ferrari; ao ex-secretário Augusto Fábio Oliveira dos Santos; aos empresários Augusto do Prado Franco Neto, Carolina Teles Franco e José Wilson dos Santos; a Marizete Silva Lessa (Mãe Marizete); ao padre Marcelo Conceição dos Santos; ao apóstolo Paulo Sérgio Fonseca; à Federação Espirita do Estado de Sergipe; ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GAAC); e a Almir Almeida Paixão (Almir do Picolé).
A Medalha do Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa foi entregue ao jornalista Jozailto Lima; José Roberto Freitas (Beto Pezão); Fabricia Alves dos Santos (Trupe Kadabra); Geová Andrade (Circo Gold Star); Augusto Cesar de Andrade Leite; Reisado Estrelinha do Nordeste e Cinema Vitória.
Fotos: Joel Luiz/Alese