Janier Mota visita o Nestor Piva pós terceirização

Por Assessoria Parlamentar

Na última quinta-feira (31), a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, Janier Mota, visitou o Hospital Nestor Piva após a unidade estar há cinco meses sendo administrada pela empresa Centro Médico do Trabalhador (CMT), contratada pela prefeitura de Aracaju/SE.

Durante a visitação, Janier, acompanhada da também deputada, Goretti Reis, constatou muitas melhorias na unidade de saúde. “Fiquei feliz em ver a organização do local, a equipe está muito boa e, trabalhando com empenho. Iremos continuar fiscalizando, mas de antemão eu parabenizo”, afirmou.

O número de atendimentos na unidade, praticamente triplicou; de 25 mil, para 67 mil somente nos primeiros cinco meses com a empresa na gestão. “Para população, não importa quem tá prestando o serviço, mas sim se estão tendo um atendimento de qualidade. Nós entramos justamente pela carência no atendimento e hoje estamos
com escala fechada, médicos 24h e sem falta de medicamentos”, explicou Jória Dias, gestora administrativa do hospital.

Para Eduardo Pinto, um dos sócios do CMT, um dos direitos maiores da população é o acesso à saúde pública de qualidade e isso está sendo entregue por eles. “Além da equipe profissional completa, melhoramos também na na garantia de materiais e medicamentos, não mais temos aquele problema de desabastecimento. Também
temos um programa de manutenção preventiva dos equipamentos evitando eventuais falhas, duplicamos o equipamento de radiologia e adquirimos um equipamento de ultrassom novo”, pontuou.

Na administração desde o dia 08 de janeiro de 2019, o Centro Médico do Trabalhador é constantemente fiscalizado pelo Conselho de Medicina de Sergipe e por fiscais da prefeitura que estão alocados dentro do prédio. “São esses fiscais que legitimam as ações e dão transparência. É o dinheiro do povo sendo fiscalizado pelo próprio povo,
que são esses representantes”, disse Jória.

Superlotação

Um dos fatores problemáticos questionados pela deputada Janier Mota durante a visita, foi a superlotação que ainda é uma realidade. “Em muitos dias, ainda vemos o Nestor Piva com uma lotação enorme, o que gera desconforto para os pacientes”, disse.

Para Alexandre Pinto, outro sócio do Centro Médico do Trabalhador, o problema ocorre por conta do déficit de equipe nas outras unidades de saúde municipais. “Como aqui estamos com um atendimento de mais qualidade e escala completa, pessoas de todas as regiões da cidade acabam vindo para cá, o que naturalmente gera uma superlotação”.

Janier finalizou pedindo para que a prefeitura continue o bom trabalho e melhore o
atendimento em todas as demais unidades. “Isso sendo feito, desafogamos também o
HUSE, que atualmente recebe demandas que eram para ser atendidas em postos e
hospitais do município”, informou.

Foto: Breno Couto