logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Janier destaca importância da vacinação contra a gripe H1N1

Por Aldaci de Souza

Começa no próximo dia 19 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza em Sergipe (H1N1). A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada Janier Mota (PL), destacou a importância da imunização da população nas unidades básicas dos 75 municípios sergipanos.

“Além dos cuidados para prevenir o contágio e buscar agilizar ao máximo a vacinação contra o novo coronavírus entre todos da nossa população, temos que continuar nos cuidando contra outros tipos de doença, como a gripe H1N1. Por isso, diante do cenário atual que vivemos, mais do que nunca, é muito importante a imunização contra a gripe, para proteger, sobretudo, os cidadãos vulneráveis, com risco de desenvolver formas graves da doença”, entende a parlamentar.

Janier Mota ressaltou que a vacina contra a gripe H1N1, além de colaborar na diminuição da circulação do vírus na população, contribui com a diminuição de pacientes a procura de assistência médica em unidades de saúde. “Um fator muito importante nesta fase crítica da pandemia da Covid-19”, observa.

Cuidados

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi pactuado com gestores dos 75 municípios sergipanos, após o recebimento do informe técnico do Ministério da Saúde, o início da campanha para 19 de abril, contanto que as doses não sejam aplicadas no mesmo dia da vacinação contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde alerta que, considerando a ausência de estudos de coadministração para a vacinação contra Influenza e Covid-19, não é recomendado a aplicação das duas vacinas ao mesmo tempo, é necessário haver o intervalo de no mínimo 14 dias.

Na Secretaria de Saúde, a informação é de que as pessoas contempladas no grupo prioritário para a vacinação contra Influenza que buscarem uma Unidade Básica de Saúde e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, preferencialmente, devem dar prioridade a vacina da Covid-19 e agendar a vacina da Influenza.

Grupos prioritários

A vacinação contra a gripe foi dividida em três fases: a primeira contemplará de 19 de abril a 10 de maio, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde.

A segunda fase acontecerá no período de 11 de maio a 8 de junho, quando serão contemplados os idosos com 60 anos ou mais e professores.

E a terceira fase a ser realizada de 9 de junho a 9 de julho, contemplará as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, e adolescentes em medidas socioeducativas.

Foto: Joel Luiz

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo