logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental

Por Aldaci de Souza

 Realizada no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco desenvolvida por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais de saúde visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se buscar ajuda no sentido de cuidar da saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2030, a depressão será uma das principais causas de doenças no mundo. O tema da ação em 2021 é: “Todo Cuidado Conta”.

Especialistas entendem que além da depressão e da ansiedade, os distúrbios agravados pelo abuso de álcool e outras substâncias, esquizofrenia e transtorno bipolar, estão cada vez mais presentes na sociedade.

O Janeiro Branco convida a população a fazer uma reflexão sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos, a meditação, a prática de atividades físicas, horas de sono, boa convivência familiar, enfim, os cuidados com saúde mental e a importância de procurar ajuda através de consultas com psicólogos e psiquiatras, aos primeiros sinais de adoecimento.

Escolha do mês

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o mês da campanha foi escolhido de forma estratégica, já que no início de cada ano muitas pessoas ficam ansiosas quanto ao cumprimento das metas, além de janeiro geralmente ser de reflexões que mexem com o emocional. A ideia é deixar de lado alguns tabus e fazer com que as pessoas compreendam que precisam da ajuda de profissionais especializados no assunto, evitando que os problemas possam ser agravados.

Foto: Divulgação Infoescola

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo