O deputado Jairo de Glória (PRB), apresentou indicação para que seja enviada ao governador Jackson Barreto (PMDB), visando a renegociação das dívidas dos produtores rurais vinculada ao Banese, que tem como estimativa 3.000 agricultores que contraíram empréstimos pela fonte Recurso Próprio Banese.
De acordo com a justificativa, a descapitalização dos agricultores vem acontecendo em consequência dos últimos cinco anos do período de longa estiagem.
“Com a propositura evita-se o leilão das propriedades rurais via processos judiciais encaminhados pelo Banese ao Tribunal de Justiça. O Banese já adota benefícios da Lei Federal 13.340/16 aos agricultores devedores de dívidas contratadas pela fonte Recurso Banese/FNE, tendo como origem o convênio BaneseqBNB. A realidade hoje é que os agricultores que contraíram dois empréstimos Banese. Um pela Fonte FNE e outro recurso próprio Banese. Um ele pode pagar ou prorrogar conforme a Lei 13.340 e o outro vai para a justiça. Chegou a hora do nosso governador agir e fazer algo pelo agricultor sergipano”, enfatiza.
Por Agência de Notícias Alese – #redealese
Foto: Arquivo Alese