Jackson Barreto destaca legado deixado por D. José Brandão

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

“Uma vida dedicada aos trabalhadores, às lutas sociais, ao homem do campo e em favor da reforma agrária, dos camponeses de Santana dos Frades, do Baixo São Francisco”. A afirmação foi feita na tarde desta segunda-feira, 20, pelo ex-governador Jackson Barreto (MDB), ao participar da Sessão Especial proposta pelo deputado Iran Barbosa (PT), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. A sessão prestou uma homenagem póstuma ao bispo redentorista, Dom José Brandão de Castro pelos 100 anos de nascimento.

Segundo Jackson Barreto, Dom José Brandão de Castro participou da luta contra a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Isso na época da ditadura, quando a Codevasf desapropriou e tirou o povo pobre de suas terras. Dom José Brandão também lutou em favor dos índios xocós na ilha de São Pedro, enfim, foi importante na luta do sertão sergipano. A diocese de Propriá tem uma história antes e depois de Dom Brandão”, ressalta.

Ele acrescentou que hoje é na diocese aonde as discussões sociais são mais aprofundadas. “O nível de consciência política daquela população chegou a um estágio que não tem mais retorno: a luta pela melhoria da qualidade de vida, a luta pela reforma agrária, a conquista da terra; do Instituto Federal, da Universidade Federal de Sergipe. Dom Brandão espalhou essas boas novas que o mestre Jesus ensinou: lutar, trabalhar e ter um objetivo comum em favor dos mais pobres e dos trabalhadores”, enfatiza lembrando que muitas vezes dormiu embaixo de uma mangueira ao lado de Dom Brandão de Castro e que a diocese de Propriá e Sergipe não vão esquecer nunca do bispo.

Foto: Aldaci de Souza