Por Aldaci de Souza – Rede Alese
O deputado Iran Barbosa (PT) propôs na manhã desta terça-feira, 16, a transformação da sessão ordinária do próximo dia 20 de maio numa sessão especial ordinária com a finalidade de homenagear o líder religioso e social Dom José Brandão de Castro.
“Estou recolhendo assinaturas para que nós possamos fazer essa modificação e estarmos comemorando o centenário de nascimento de d. José Brandão de Castro. Ele dispensa apresentações pelo trabalho que desenvolveu não apenas no baixo São Francisco, mas em todo o estado de Sergipe. Nós gostaríamos que a casa parlamentar fizesse uma homenagem, não apenas quanto ao aspecto formal do líder religioso, mas do aspecto do líder social da pessoa que soube entender as dificuldades do povo mais pobre, do homem que soube entender a dificuldade daqueles que não tem terras. da perseguição que sofria os menores nesse estado que foi sempre marcado por um nível alto de exploração”, entende.
Iran Barbosa enfatizou ser uma homenagem a uma liderança da igreja católica, mas também a uma pessoa que possui uma sensibilidade profunda com as dores e as dificuldades do povo sofrido de Sergipe.
“Dom José Brandão tomou parte; foi o líder pastoral que fez realmente a opção pelos mais pobres, tomou lado, correu riscos, sofreu perseguições, mas cumpriu a sua missão e é reconhecido por todos. A nossa proposta é simples para homenageá-lo e é um dia que talvez congregue a presença de vários líderes religiosas na nossa capital, que estarão durante a semana desenvolvendo um número de ações e atividades em homenagem ao centenário do bispo. O mandato que eu represento estará contribuindo nesse período também para que não deixemos apagar a memória deste grande líder pastoral que ajudou a resistir contra a opressão no estado de Sergipe.
Foto: Divulgação CMAju