Iran quer participação dos trabalhadores no COGERE

Por Aldaci de Souza – Rede Alese *

Foi aprovada na sessão remota desta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Indicação nº 258/2020, solicitando ao governador Belivaldo Chagas, alteração no inciso 1º do Artigo 3º, do Decreto 40.605, que destaca as discussões do funcionamento de estabelecimentos durante a pandemia do novo coronavírus.

De autoria do deputado Iran Barbosa (PT), a proposta visa ampliar a composição do Comitê Gestor de Retomada Econômica (COGERE), com a inclusão de representantes das centrais sindicais do Estado de Sergipe e do Comitê Sergipano Popular pela Vida.

O parlamentar explicou que o decreto governamental garantiu a participação de representantes de secretarias de Governo e da Procuradoria Geral do Estado (PGE/SE), além de duas representações de organizações do empresariado sergipano, deixando apenas uma vaga para ser preenchida por representante da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (FECONSE).

“O desequilíbrio numérico e proporcional entre representantes do empresariado e da classe trabalhadora está evidente: os empresários têm o dobro da representação em relação aos trabalhadores e é  preciso equilibrar essa relação”, entende, destacando a importância da presença, no COGERE, de representante de organizações populares, a exemplo do Comitê Sergipano Popular pela Vida.

Debate

Iran Barbosa defendeu a ampliação do debate com os vários segmentos da sociedade para planejar e organizar o retorno das atividades econômicas em Sergipe, assim que as condições sanitárias permitirem.

“O Comitê Gestor cumprirá um importante papel na organização dessa retomada e é preciso um amplo debate de ideias e de posições com os vários segmentos da sociedade para que tomemos o melhor caminho no sentido de salvar vidas em primeiro lugar, e retomar as atividades econômicas de forma segura, gradativa e eficiente”, entende.

*Com informações e foto da  Ascom Parlamentar