logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran propõe regulamentar práticas integrativas e complementares em saúde

17/5/2022

Por Assessoria Parlamentar

As Práticas Integrativas e Complementares em saúde são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, que considera não só aspectos físicos, mas também o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas.

Visando estimular o uso desses recursos terapêuticos, o deputado estadual Iran Barbosa (Psol) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 38/2021, que institui diretrizes para as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde do Estado do Sergipe – SUS/SE.

De acordo com o projeto, consideram-se práticas integrativas e complementares em saúde, tratamentos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, por meio de tecnologias alternativas e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A proposta estabelece como práticas integrativas e complementares algumas modalidades, tais como acupuntura, homeopatia, quiropaxia, reflexoterapia, reiki, plantas medicinais e fitoterapia, entre outras.

“Algumas práticas são milenares e conhecidas no mundo todo e o uso das práticas integrativas tem crescido de forma global. Vale ressaltar que tanto a medicina convencional quanto essas atividades terapêuticas são sistemas que podem se complementar, usando os melhores recursos que cada um oferece. Diante disso, estamos propondo essa regulamentação”, justificou Iran, solicitando o voto favorável dos colegas parlamentares.

Foto: Pixabay

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo