Iran pede proteção ao meio ambiente na Reserva das Mangabeiras

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Durante a sessão remota desta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), o deputado Iran Barbosa (PT), pediu ao prefeito Edvaldo Nogueira, que ao implementar as políticas de habitação em Aracaju, assegure também a preservação ambiental.

“Nesse momento, nós estamos acompanhando um conflito intenso da administração municipal, à revelia inclusive de uma decisão judicial, que já mandou tomar cuidados com qualquer tipo de devastação na Reserva Ambiental das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, procurando preservar o equilíbrio ambiental”, ressalta.

Iran lembrou que a área vem sendo usada há muitos anos por 11 famílias que vivem do extrativismo da mangaba e do caju.

“Essas famílias estão sendo agredidas nesse momento e a reserva sendo ameaçada. É sim possível ter um bonito e um bom projeto de habitação popular, sem destruir a natureza. Essa é a tarefa dos governos comprometidos com o povo e com o meio ambiente. Quero me somar àqueles que lutam pela moradia, com responsabilidade para preservar o meio ambiente”, enfatiza.

O parlamentar fez um apelo à Prefeitura de Aracaju, para que não ataque a Reserva Ambiental das Mangabeiras. “O apelo é para que a prefeitura atenda às necessidades de moradia do povo, mas atenda também essas 11 famílias que vivem do extrativismo da mangaba e do caju naquela região. Inclusive o Ministério Público Federal já ajuizou uma ação e conseguiu uma liminar favorável no sentido de preservar a área ambiental e a prefeitura não pode avançar”, alerta.

Advogados e estudantes

Iran Barbosa também destacou em seu pronunciamento, 11 de Agosto, em que se comemora o Dia do Advogado e o Dia do Estudante.

“Quero parabenizar aos advogados e advogadas sergipanas porque sabemos o papel indispensável e imprescindível que tem a advocacia na consecução dos objetivos da Justiça. Sabemos da tarefa que historicamente assumiu a advocacia brasileira na luta pela democracia, pelos diretos humanos e pelo estado democrático de direito”, entende.

O deputado registrou a luta dos estudantes em todo o país, principalmente no momento da pandemia do novo coronavírus.

“Os estudantes estão nesse momento passando por muitas dificuldades em função de todo o isolamento social que estamos vivendo; das tentativas frustradas de se estabelecerem mecanismos de aulas remotas; estudantes que vêm sendo vilipendiados no seu direito de acesso com qualidade à educação pública. Estudantes não só aprendem, mas nos ensinam a resistir participando de movimentos estudantis contra a truculência de governos e às políticas ofensivas ao amplo direito”, complementa.

Foto/Júnior Ventura- Rede Alese