Iran manifesta solidariedade às famílias que ocupam prédio desativado da UFS

13/4/2022

Por Júnior Matos/Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) manifestou na Sessão Plenária desta quarta-feira (14), solidariedade às famílias que ocupam o prédio desativado da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado à rua Lagarto, Centro de Aracaju. Na oportunidade, o parlamentar também destacou a situação de abandono do imóvel.

Iran Barbosa pediu doações para as famílias (Foto: Jadilson Simões)

“O Movimento Luta nos Bairros (MLV) idealizou essa ocupação para chamar a atenção das autoridades sobre a quantidade de pessoas morando nas ruas. Enquanto isso, existem diversos espaços públicos sem utilização e sem cumprir a função social que a Constituição Federal manda”, falou Iran Barbosa.

O deputado disse que participou de diversos eventos voltados para a área de educação no prédio da UFS (que atualmente encontra-se desativado). “Com a ocupação as famílias estão realizando alguns pequenos reparos, contribuindo para a melhoria da estrutura física do local”, observou.

De acordo com Iran, o prédio estava abandonado há algum tempo e a vizinhança vinha reclamando das condições do ambiente. “Eu estive no prédio e me solidarizei com as famílias que necessitam de moradia”, diz acrescentando que pediu publicamente ao reitor da UFS, Valter Joviniano,  um apoio para que seja o mediador desta questão social .

“É muito difícil ver jovens e adultos que precisam de apoio da sociedade e estão buscando alternativas para trabalhar e não encontraram. Eles viram neste prédio uma alternativa de moradia. O que queremos é que a situação entre a UFS e os ocupantes não seja tensionada e se busque colocar a inteligência da área social da universidade para propor alternativas nestas questões de moradia que estão cada vez mais graves”, ressaltou Iran Barbosa.

O deputado ainda falou sobre a situação delicada em que vivem as famílias e pediu doações. “Quando estive no local presenciei situações de fome. Eles abriram a dispensa e me mostraram que estava vazia. Por isso, peço doação de alimentos , como também de roupas já que estamos nos aproximando do período de frio. Precisamos manter a chama da solidariedade acesa”, ressaltou Iran.

Políticas Públicas

O deputado Iran Barbosa pediu aos poderes das esferas municipal, estadual e federal que revejam políticas públicas voltadas para a construção de casas populares, geração de emprego e renda e também de qualidade de vida.

“Muitas das casas populares que estão em construção hoje não atendem às necessidades e condições da população em vulnerabilidade social. Estamos com altos índices de desemprego, aumento das taxas de aluguel, assim como estamos observando as pessoas voltando a morar em situação de rua e crianças sem perspectivas de vida. É preciso olhar mais atentamente para este lado da população”, finalizou Iran Barbosa.

Foto: Ascom Ocupação João Mulungu