logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran diz que a economia brasileira está piorando

Por Aldaci de Souza- Rede Alese

O deputado Iran Barbosa (PT) falou na sessão desta terça-feira, 11, sobre a situação econômica no país. De acordo com ele, os números mostram que a população deve ter muita cautela, principalmente as pessoas mais vulneráveis, por conta de cortes em programas sociais.

Ele citou exemplos de pessoas que recebem rendas de prestação continuada em todo o país, a exemplo do Bolsa-Família e aposentadorias. “Queremos torcer e trabalhar para que 2020 seja de fato um ano muito melhor, mas os dados da vida real nos obrigam a tomar certos cuidados e cada vez mais, modificar o modelo econômico que está em andamento no país”, entende.

Iran lamentou que uma das grandes demonstrações de que o Brasil tem sofrido uma derrocada social, passa pela diminuição do acesso a benefícios importantes.

“Nós estamos vivendo uma realidade em que 2 milhões de pessoas estão na fila à espera de benefícios do INSS e isso é um dado trágico; temos 500 mil pessoas na fila do Bolsa Família e mais de 300 mil pessoas na fila da prestação continuada. São três instrumentos de distribuição de renda, essenciais para a garantia da vida da população mais pobre. Isso trará um impacto para a economia do país, sobretudo dos municípios menores”, destaca.

O parlamentar acrescentou que o momento é de cortes profundos de acesso à população aos direitos sociais.

“Isso só já é uma tragédia e será uma bola de neve, que vai gerar ainda mais o encolhimento da nossa economia, mais retração econômica e mais dificuldades para gerar a economia Brasil afora. Se pegarmos dados comparativos, vamos ver que a corrente de comércio entre 2018 e 2019, recuou quase 5%; o superávit da balança comercial caiu de 58 bilhões, para 46,7 bilhões. São dados de economistas que mostram que a economia brasileira está piorando”, enfatiza.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo