Por Aldaci de Souza – Rede Alese
O deputado Iran Barbosa (PT), destacou na sessão mista desta quinta-feira, 20, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a votação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no Senado.
“Hoje o Senado vai se debruçar sobre a matéria tão importante para o Brasil, que foi aprovada na Câmara Federal, que é o Fundeb. Nós já discutimos aqui; é uma matéria de amplo consenso nacional, quanto á necessidade de antes de terminarmos o ano, termos o novo Fundeb criado e regulamentado”, observa.
Iran Barbosa reiterou o apelo que tem feito publicamente, especialmente aos três senadores que representam o estado de Sergipe no Senado Federal: Rogério Carvalho (PT), Alessandro Vieira (CIDADANIA) e Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM).
“Isso para que votem favorável à matéria que trata do Fundeb e com isso o Congresso possa promulgar a emenda constitucional com o objetivo de termos sem interrupção, a política de financiamento da Educação assegurada no nosso país”, enfatiza.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 26/2020), que torna o fundo permanente e aumenta a participação da União no repasse de recursos precisa ser aprovada em dois turnos de votação. A expectativa é de que o total anual investido por aluno passe dos atuais R$ 3,7 mil para R$ 5,5 mil em 2026.
Foto: Jadilson Simões – Rede Alese