Iran destaca o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

15/6/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira, 15, o deputado Iran Barbosa (PSOL), destacou o Dia Mundial de Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa (15 de Junho), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) fazendo uma reflexão sobre a importância do respeito, carinho, amor e cuidados, considerada responsabilidade de todos.

“No Brasil ainda é um problema grave e os dados dão conta de que em 2021, havia 29,9 milhões de pessoas idosas. Em Aracaju nós tivemos uma notificação de 55 casos de violência contra a Pessoa Idosa ano passado e nesse ano já são 31 e nós ainda não fechamos o primeiro semestre. Os casos de violência são de negligência, abandono, violência física, violência psicológica, abuso financeiro e abuso econômico”, ressalta.

Iran Barbosa observou ser preciso denunciar qualquer tipo de violência contra as pessoas idosas. “Estamos no Junho Violeta, campanha realizada para advertirmos para essas práticas de violência que atingem as pessoas idosas. Nós como sociedade temos que ficar vigilantes: os poderes públicos, as instituições tanto da sociedade civil quanto as públicas e privadas, fazendo um esforço para acabar com essa chaga”, afirma lembrando que as denúncias podem ser feitas pelo Disque-denúncia nacional 100 e o Disque-denúncia estadual 181.

“Vida longa aos idosos que já deram a sua contribuição e continuam presentes e firmes em nossas vidas contribuindo para que a sociedade marche no seu processo civilizatório”, complementa.

Foto: Jadilson Simões